quarta-feira, 18 de junho de 2008

Doutrina da Trindade


Trindade: um e três?

É interessante como a Doutrina da Trindade desperta tantas dúvidas entre cristãos e até entre não-cristãos. Confusões, interpretações erradas e até mesmo heresias surgem acerca desse tema que realmente não é fácil de se compreender, pois ultrapassa o nosso limitado entendimento. Resta-nos buscar a compreensão dessa verdade pela fé, aceitando que cremos em um único Deus que ao mesmo tempo é trino.


A palavra “trindade” não se encontra na Bíblia, mas foi usada pela primeira vez por Tertuliano em 220 a.D. para expressar uma verdade que está explícita nas Escrituras. Essa palavra tem origem do latim “trinitas” que significa “estado de ser três” e é até hoje usada para tentar explicar a doutrina segundo a qual cremos que Deus existe eternamente como três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo e cada pessoa é plenamente Deus.


No Antigo Testamento não encontramos a plena revelação da existência trinitária de Deus, embora encontremos indicações da essência dessa doutrina como em Gênesis 1:1, onde no escrito em língua original, a palavra utilizada equivalente a “Deus” é “Elohim” que é plural de “Elohah”. A expressão da pluralidade da personalidade de Deus ocorre também no texto de Gênesis 1:26, utilizado pelos Pais da Igreja para defender a doutrina da Trindade, quando diz: “Façamos o homem, à nossa imagem ...”. Já no Novo Testamento a Trindade aparece de forma mais notória como, por exemplo, no batismo de Jesus, na Grande Comissão, na forma batismal e na bênção apostólica.

O fato de a palavra “trindade” ser um termo extra-bíblico usado para expressar algo que está explícito na Bíblia gera muitas questões, interpretações errôneas e até heresias, tais como o Modalismo que crê que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três modos de aparecer do mesmo Deus. Este pensamento, porém,  despersonaliza o nosso Deus! Há também o Subordinacionismo que crê que o Pai é o único Deus enquanto que o Filho e o Espírito Santo são criaturas subordinadas. Por fim, há o Triteísmo que acredita na existência de três deuses que seriam o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Tais pensamentos são considerados heresias.


O que de fato devemos crer à luz da Bíblia é que o nosso Deus é único, porém sua unidade é complexa de modo que existem três pessoas que são plenamente Deus, cuja essência é única e por isso não são três deuses, ou seja, Deus é três em pessoa e um em essência.

André G. Bronzeado.

Nenhum comentário: