terça-feira, 14 de outubro de 2008

491 anos da Reforma Protestante


"A data exata fixada pelos historiadores como início da grande Reforma foi registrada como o dia 31 de outubro de 1517. Na manhã desse dia, Martinho Lutero afixou na porta da Catedral de Wittenberg (foto acima) um pergaminho que continha 95 teses ou declarações, quase todas relacionadas com a venda de indulgências; porém em sua aplicação atacava a autoridade do papa e do sacerdócio.
Os dirigentes da igreja procuravam em vão restringir e lisongear Martinho Lutero. Ele, porém, permaneceu firme, e os ataques que lhe dirigiam, apenas serviam para tornar mais resoluta sua oposição às doutrinas não apoiadas nas Escrituras Sagradas.
(...) no dia 17 de abril de 1521 Lutero compareceu ante a Dieta do Concílio Supremo do Reno, presidida pelo imperador.Em resposta a um pedido de que se retratasse, e renegasse o que havia escrito,após algumas considerações respondeu que não podia retratar-se, a não ser que fosse desaprovado pelas Escrituras e pela razão, e terminou com estas palavras:
"Aqui estou. Não posso fazer outra coisa. Que Deus me ajude. Amém.""
(Extraído do livro "História da Igreja Cristã" - Jesse Lyman Hurlbut, Ed. Vida)
*****
No mês de outubro estaremos enfatizando o tema "Reforma Protestante" diante do fato de que estamos bem próximos do aniversário de 491 anos desse acontecimento tão especial para a igreja de Cristo na face da terra. De fato, a essência da Reforma não pode ser esquecida em nosso tempo, sobretudo diante do surgimento de tantos movimentos heréticos.
Por isso, convido você a fazer comigo essa viagem em busca da essência da Reforma Protestante!
*As principais causas da Reforma*
*A opinião dos historiadores seculares, católicos romanos e protestantes*
*Influências que conduziram à Reforma*
*Lutero na Alemanha, Calvino na Suíça e a Reforma em outros países*
*Os princípios da religião reformada*
*A contra-reforma católica*
*Os principais dirigentes do período*
*****
Confiram:
Dia 31: "A Reforma Protestante e suas principais causas" - André Bronzeado
Que Deus nos abençoe!