segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O JEJUM COMO DISCIPLINA ESPIRITUAL

Recentemente estive participando de mais uma jornada de oração e jejum durante quarenta dias. Esse tipo de programação sempre me desafia e me empolga a buscar ao Senhor em oração e a meditar ainda mais em Sua Palavra.
            
Comumente em atividades desse tipo a prática do jejum é proposta aos participantes e esta consiste em não se alimentar por um certo tempo de forma voluntária. Não desejo aqui entrar no mérito daqueles que estendem a prática do jejum a qualquer coisa ou hábito que tenha de alguma maneira se tornado 'indispensável' em suas vidas como, por exemplo, abster-se de acessar a internet ou de assistir TV por um período.

É também comum vermos que muitos apelos para que pratiquemos o jejum vêm acompanhados da ideia de que a oração somada ao jejum tem uma espécie de “plus”, ou seja, torna-se mais forte. Com isso, somos tentados a alimentarmos a falsa ideia de que o jejum é um tipo de “sacrifício” ou uma "autoflagelação" capaz de nos purificar e ao mesmo tempo de mover o coração de Deus de modo a atender às nossas orações.

Quem nunca ouviu um líder de uma comunidade conclamar os irmãos a jejuarem em função de algum grande interesse? “Irmãos, esse assunto é sério, então precisaremos jejuar para que Deus faça a obra!” “Amanhã vamos evangelizar, portanto, vamos jejuar para que tudo dê certo e muitas pessoas se convertam!

Biblicamente, porém, o jejum nos é apresentado como uma disciplina espiritual e o seu objetivo não é mudar o modo como Deus responde as nossas orações, muito menos tem a função de torná-las mais eficazes, mas sim de mudar a nós mesmos! O jejum não muda Deus ou o modo pelo qual Ele nos vê. O jejum muda o nosso interior e isso repercute diretamente no nosso relacionamento com Deus.

Quando jejuamos, normalmente nos abstemos do que é mais básico, indispensável e fundamental para a nossa existência, a saber, os alimentos. Ao fazermos isto, estamos ensinando para nós mesmos que podemos viver sem atender aos nossos desejos mais básicos e legítimos, podemos dizer não aos apelos de nossa carne, podemos viver sem atender às nossas necessidades mais elementares, ou seja, dizemos não ao nosso próprio “eu” porque de fato só encontramos a plena satisfação em Deus e na Sua presença. É Deus o nosso alimento mais necessário e indispensável, sem o qual não podemos viver. 

O jejum nos ensina que dependemos de Deus para vivermos assim como um galho precisa estar ligado à árvore para se manter vivo, por isso nada é mais indispensável do que estarmos ligados a Ele. A pedagogia do jejum nos mostra que Deus é mais indispensável do que tudo aquilo que imaginamos ser indispensável, é mais necessário do que tudo aquilo que imaginamos ser necessário.

Sendo assim, é o jejum uma disciplina espiritual e deve ser feito com dedicação de tempo em oração. Não há sentido em jejuar apenas deixando de comer sem sequer parar para orar, para ler a Palavra, meditar no que lemos e realmente nos alimentarmos da presença de Deus. 

Talvez os que entendem o jejum como um “plus” ou uma forma de “autoflagelação” ou “sacrifício” para tentar agradar a Deus e obter uma resposta positiva às suas orações, podem estar interpretando erroneamente a narrativa constante no Evangelho de Mateus 17:21, quando Jesus declara aos discípulos que não conseguiram expulsar um demônio as seguintes palavras: “Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum”.

O texto em comento, porém, não reforça tal ensino! Observando o contexto, é de se notar que um homem trouxe o seu filho endemoninhado aos pés de Jesus dizendo que havia procurado os seus discípulos, porém os mesmos não lhe puderam curar. Nesse ponto Jesus exclama: “Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino”. Logo em seguida Jesus repreendeu o demônio e o expulsou do menino.

Em ato contínuo os discípulos preocupados perguntaram a Jesus o motivo que não puderam expulsá-lo, ao que Jesus respondeu: “Por causa da pequenez da vossa fé”. É interessante notar que a fé dos discípulos não era pequena porque lhes faltava confiança ou não esperassem o sucesso, mas porque a expectativa deles não era baseada em um relacionamento apropriado com Deus.

Jesus não lhes deu uma receita para terem uma oração mais forte ou uma dica para terem respostas positivas em suas orações. Jesus tratou um problema de fé, de relacionamento com Deus. Aqueles discípulos precisavam entender que eles veriam a graça de Deus nos seus ministérios quando tivessem um relacionamento real com Deus e isso é construído diariamente, de fé em fé através das disciplinas espirituais como a oração, a leitura bíblica e o jejum.

O que Jesus estava ensinando àqueles homens é que eles precisavam levar a sério a vida com Deus. Isto nos mostra o quanto o jejum como disciplina espiritual visa mudar o nosso interior e o nosso relacionamento com o Senhor. Os discípulos, assim como nós, precisavam viver uma fé viva e verdadeira!


Sendo assim, que de fato pratiquemos o jejum não com a intenção de barganharmos com Deus a fim de conseguirmos algo que muito desejamos, antes pelo contrário, tendo a plena confiança na soberania de Deus e que nossas orações e jejuns não têm a finalidade de mudar os Seus desígnios, que desejemos ardentemente através do jejum, nos satisfazermos com a presença de Deus como prática prazerosa e transformadora, para assim alimentarmos verdadeiramente a nossa fé!

André G. Bronzeado