segunda-feira, 28 de março de 2016

Andar na luz

"Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade". 1 João 1:6.


Acabamos de celebrar a Páscoa, ocasião na qual lembramos do sacrifício de Cristo na cruz e do seu valor infinito na vida dos eleitos. Jesus pagou completamente o preço dos nossos pecados, garantindo-nos a vida eterna. Esta é a nossa fé; é o que confessamos como cristãos! Mas, após o Domingo da Ressurreição, a partir desta segunda-feira cansativa e daqui por diante, como devemos agir enquanto cristãos? 

O apóstolo S. João afirma que Deus é luz e que não há nele treva alguma. Aqui há um evidente contraste entre a "luz", que é símbolo da santidade, da verdade e da vida; e as "trevas",  símbolo do pecado, da mentira e da morte. Essas verdades nos convidam imperativamente à necessidade de constantemente confessarmos nossos pecados e a praticarmos a verdade como alcançados pelo sacrifício de Cristo. 

Quando nos aproximamos de Deus - que é luz - temos a apurada capacidade espiritual de percebermos o quanto somos pecadores. Essa realidade deve gerar em nós o desejo de experimentarmos cada dia a graça e o perdão de Deus. Todo dia é mais uma oportunidade de andarmos na luz! Andemos na luz. Que Deus abençoe você!

André G. Bronzeado

segunda-feira, 21 de março de 2016

JESUS, A VERDADEIRA PÁSCOA!

Rude cruz se erigiu, 
Dela o dia fugiu 
Como emblema de vergonha e dor. 
Mas eu sei que na cruz, 
Nesse dia Jesus 
Deu a vida por mim, pecador.
  • Sim, eu amo a mensagem da cruz;
  • Seu triunfo meu gozo será!
  • Pois um dia em lugar de uma cruz,
  • A coroa Jesus me dará!


Estamos nos aproximando das comemorações da Páscoa e assim como quase tudo na atualidade, esta é uma data cujo sentido também tem se esvaziado, fruto da nossa falta de fé e da cultura hedonista e consumista na qual vivemos. 

No Natal, a figura do Papai Noel tenta ofuscar o nascimento de Cristo. Na Páscoa, de modo semelhante, os chocolates e coelhinhos desviam os olhares da poderosa mensagem da Cruz do Calvário. 

Em meio a tudo isso, temos a oportunidade de celebrarmos a verdadeira páscoa, um momento de refletirmos sobre as nossas vidas, de nos examinarmos e de lembrarmos-nos de tudo o que Jesus fez por nós. 

Acima de coelhinho ou de ovos de páscoa, queira sim, relembrar a cruz de Cristo, sobre a qual morreu Jesus, o Cordeiro de Deus, Aquele que sem pecado pagou o preço dos nossos pecados para assim nos garantir a verdadeira vida!

Mais que um feriadão, aproveite esses dias para focar em Jesus Cristo com reflexão e proclamar a mensagem da cruz com intrepidez e fé!

André Bronzeado.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Protestar e Orar

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça..." - Mateus 5:6

Os jornais e a voz das ruas demonstram que o nosso país se encontra em um período extremamente delicado. A crise é real, mas é também bem mais complexa e profunda do que imaginamos. Ela vai além de governos, partidos e pessoas em particular. 

Diante dessa realidade, temos visto mensagens que colocam o "ato de protestar" e o "ato de orar" como opostos ou excludentes. É preciso entendermos que não há nada de errado em protestar contra as injustiças e contra a corrupção. Pelo contrário, como afirma R. C. Sproul, "a Igreja é chamada a ser um crítico do Estado, quando este falha em obedecer ao seu mandato debaixo da autoridade de Deus.” 

É legítimo, portanto, clamarmos por justiça, mas devemos fazê-lo com responsabilidade e conduta compatível com os valores cristãos. Por outro lado, é nosso dever também orar a Deus para que intervenha em nossa nação do modo que só Ele pode fazer. A Bíblia nos ensina a orar pelas autoridades e por nossa nação. Não devemos negligenciar essa recomendação. 

Então, façamos a nossa parte, protestando de modo íntegro e orando com dependência, fé e temor ao Deus dos céus; Àquele que está acima de toda autoridade e que aplica Seu Juízo com retidão sobre todos. Que Deus abençoe você. Que Deus abençoe o Brasil!

André Bronzeado

terça-feira, 8 de março de 2016

Um dia a mais...



"Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio"
--- Salmo 90:12


Estamos em um ano bissexto e, portanto, temos um dia a mais no calendário. O dia 29 de fevereiro é sem dúvidas mais uma dádiva concedida por Deus nas nossas vidas, visto que Ele nos deu a vida e nosso tempo. Aquele que está acima do tempo, concede mais uma oportunidade a nós que estamos aqui "presos" ao tempo cronológico.

O Salmo 90, cuja autoria é atribuída a Moisés, nos fala da eternidade de Deus e da transitoriedade do homem. Nesse contexto, um coração sábio é aquele que entende que a vida é breve e por isso mesmo devemos correr para Deus, nosso refúgio eterno, onde encontramos perdão e bênção. Que este seja o propósito diário do nosso viver. Aproveite o seu tempo para isso!

Que Deus abençoe você!

Se Deus quiser...



"No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã" - Tiago 4:14


O reconhecimento de que o controle da nossa vida está nas mãos de Deus comumente contrasta com a nossa presunção de que temos o controle de nossa existência. De certo modo somos o resultado das escolhas que fazemos. Por outro lado, a verdade é que não sabemos o que ocorrerá no próximo segundo da nossa vida!

Temos permissão para fazermos planos, porém não dispomos de tanta autonomia sobre a "nossa agenda". A expressão "se Deus quiser" (v.15) demonstra que o nosso futuro está condicionado à vontade do nosso Criador. É necessário aprendermos a planejar e tomar decisões não de modo soberbo, mas sim com santa submissão à Soberania de Deus e sua Providência.


Que Deus abençoe você!

Tempestades


"Jesus, porém, estava na popa dormindo sobre a almofada; e despertaram-no, e lhe perguntaram: Mestre, não se te dá que pereçamos? - Marcos: 4. 38.

A vida traz consigo tempestades. Tudo está bem e de repente o mar no qual navegamos se revolta e nos enche de pavor e incertezas. Chegamos muitas vezes a nos entregar às circunstâncias; as intempéries nos vencem. Achamos que a morte chegou, que a vida perdeu seu brilho, que não há mais como prosseguir.

Esquecemos, porém, que Jesus está no barco! O seu "sono" não é de indiferença ao que nos ocorre, é de tranquilidade por saber que, por maior que seja a tempestade, Ele tem o controle de tudo. Exerça sua fé! Jesus está no barco! Com Ele nenhuma tempestade é tão grande que não possamos atravessar.

Que Deus abençoe você!