quarta-feira, 12 de outubro de 2016

COMO UMA CRIANÇA


Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele – Mc 10:15

Hoje é dia das crianças e muito se diz que independentemente da idade, todo adulto tem um pouco de criança dentro de si. É verdade que toda idade tem suas características próprias e com suas experiências também podemos aprender muito no curso de nossas vidas. Assim também, as crianças têm sim muito a nos ensinar!
Em certa ocasião, o Senhor Jesus se “indignou” de forma muito singular e veemente quando os seus próprios discípulos pretendiam afastar algumas crianças que se aproximavam dele. Jesus demonstrou certa oposição à cultura de exclusão de mulheres e crianças, muito comum em seu contexto. Os discípulos até ali subestimavam o valor de uma criança e ignoravam a verdadeira natureza do Reino de Deus.
Então Jesus tomou uma daquelas crianças no colo, transformando-a em uma contundente ilustração de como devem ser aqueles que se aproximam dele. De certo modo, podemos afirmar que a nossa conversão consiste em alguma medida nos tornarmos como crianças diante de Cristo. A ênfase de Jesus ao receber as crianças não está, como muitos pensam, na inocência nem na humildade delas, mas sim na sua receptividade e dependência . Há muito a aprender com as atitudes de uma criança.
Você certamente já deve ter conversado com uma delas em algum momento da vida e notou o modo como a criança abre bem os olhos demonstrando expectativa e crença naquilo que você está a dizer. Não importa o conteúdo, a contemplação da criança e o seu envolvimento com a história nos motiva a prosseguir a conversa. Normalmente não se sentem cheias de si, querem ouvir, querem aprender, querem conhecer... E isso pode ocorrer até com a mais absurda história.
Aí nos tornamos “adultos” e não mais como crianças olhamos para as palavras do nosso Deus. Simplesmente não cremos em suas palavras; para nós se tornaram fábulas, lendas, meras historinhas infantis. Falta-nos a receptividade e crença de uma criança, por mais absurda que nos pareça a mensagem, os nossos olhos, como os de uma criança, devem brilhar demonstrando fé que aquilo que estamos ouvindo é a verdade!
As crianças também nos ensinam a lição da dependência. Quando somos pequeninos, reconhecemos o quanto dependemos dos nossos pais. Diante das adversidades, desde cedo, aprendemos a correr para os seus braços como nosso porto seguro. Ali é o lugar mais seguro. Quando sofremos, temos a capacidade de reconhecer nossa pequenez e vulnerabilidade e logo chamamos pelos nossos pais. Quando crianças não nos sentimos seguros fazendo as coisas sozinhos, queremos sempre um apoio. E Então crescemos e o que mais desejamos é a tal da independência! Ensimesmados nos tornamos nossos próprios deuses. Achamos que governamos tudo ao nosso redor e que tudo o que temos e somos é por mérito nosso e só.
Infelizmente [ou não], só voltamos a reconhecer o valor dessas atitudes de uma criança quando somos provados pela vida. É certo que o Reino de Deus não é alcançado por obras nem méritos. humanos. Porém, o coração das crianças é um modelo de atitude para aqueles que desejam herdar e participar do Reino de Deus. Aproximemo-nos de Deus como uma criança, com fé e dependência. Há uma criança dentro de você!

Em Cristo, 
Presb. André G. Bronzeado