segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Espiritismo (2)

Em apenas cinco dias de exibição, o filme espírita “Nosso Lar” já estabeleceu um novo recorde de público na história do cinema brasileiro, superando a marca de 1 milhão de espectadores. Dirigido por Wagner de Assis, o filme superou o recordista anterior “Chico Xavier" que em oito dias já havia sido assistido por mais de 1 milhão de pessoas.

No mês de abril estive falando sobre o filme biográfico do famoso médium brasileiro Chico Xavier. Naquela oportunidade tratei de como surgiu o espiritismo e suas principais crenças, portanto, recomendo que meus leitores confiram o texto clicando no link “Espiritismo” da barra lateral desse Blog.
“Nosso Lar” conta a história de um médico que acorda no mundo espiritual após a sua morte. Desde a estreia na última sexta-feira (03 de setembro), mais de 1.007.500 pessoas já assistiram ao filme que conta com um elenco global (como sempre), dentre os quais Renato Prieto, Werner Schünemann, Clemente Viscaíno e ainda participações especiais de Othon Bastos, Ana Rosa e Paulo Goulart.
Nesta oportunidade, diante da repercussão do filme “Nosso Lar”, que está sendo exibido em 445 salas em todo o Brasil e que é baseado no best-seller homônimo de Francisco Cândido Xavier, o médium Chico Xavier, quero tratar apenas de duas questões no mínimo intrigantes encontradas na Bíblia Sagrada e defendidas por alguns espíritas como sendo bases bíblicas para suas doutrinas. A primeira questão é verificar se João Batista é a reencarnação de Elias; já a segunda questão é a consulta de Saul à médium de En-Dor.
Pois bem, vamos ao primeiro questionamento: João Batista era a reencarnação do Profeta Elias? Antes de respondermos a esta pergunta, é necessário fazermos uma observação nas seguintes passagens bíblicas:
“Os discípulos lhe perguntaram: ‘Então, por que os mestres da lei dizem que é necessário que Elias venha primeiro?’ Jesus respondeu: ‘De fato, Elias vem e restaurará todas as coisas. Mas eu lhes digo: Elias já veio, e eles não o reconheceram, mas fizeram com ele tudo o que quiseram. Da mesma forma o Filho do homem será maltratado por eles’. Então os discípulos entenderam que era de João Batista que ele tinha falado”. (Mateus 17:10-13).
“(...) E se vocês quiserem aceitar, este (João Batista) é o Elias que havia de vir”. (Mateus 11:14).
Agora vejamos a opinião de Allan Kardec acerca dessas passagens: “A noção de que João Batista era Elias e de que os profetas podiam reviver na terra, depara-se em muitos passos dos Evangelhos, especialmente nos acima citados. Se tal crença fosse um erro, Jesus não a deixaria de combater, como fez com muitas outras, mas, longe disso a sancionou com sua autoridade... ‘É ele mesmo o Elias, que havia de vir’. Aí não há nem figuras nem alegorias; é uma afirmação positiva”. (O Evangelho Segundo o Espiritismo).
Diante do exposto, percebemos que Allan Kardec faz uma interpretação literal dessas passagens para, propositadamente, escrever tais palavras na inútil tentativa de defender a teoria da reencarnação buscando argumentos onde os mesmos não existem.
É preciso consideramos um princípio básico de hermenêutica muito conhecido e que afirma que “a Bíblia interpreta-se a si mesma”. É interessante como tão bem se encaixa este princípio ao caso em tela, pois o próprio João Batista ao ser perguntado se era Elias, respondeu expressamente: “Não sou” (João 1:21). Acerca de João Batista, diz Lucas 1:17: “(...) E irá adiante do Senhor, no espírito e poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor”.
Esta passagem não quer dizer, em nenhuma hipótese, que João Batista era a reencarnação de Elias, mas que no seu ministério existiriam características parecidas com as do ministério de Elias, ou seja, o ministério de João se assemelharia com o de Elias e isto não implica em dizer que aquele é a reencarnação deste. Assim também, quando usamos o dito popular “tal pai, tal filho”, não queremos dizer com isso que o filho é a reencarnação do pai, mas que o filho apenas possui semelhanças com o pai.
Para fechar esta questão de uma vez por todas, é importante considerarmos os seguintes pontos:
a) Os judeus criam que João Batista poderia ser Elias ressuscitado, não reencarnado. (Lucas 9:7,8).
b) Se os judeus acreditassem que João era Elias reencarnado e não ressuscitado, não teriam em outra oportunidade admitido que Cristo fosse Elias ressuscitado. Ora, João Batista e Cristo, que viveram simultaneamente por cerca de trinta anos, não poderiam ser Elias ressuscitado ou reencarnado ao mesmo tempo!
c) Se reencarnação é o ato ou efeito de reencarnar, pluralidade de existências com um só espírito, é evidente que um vivo não pode ser reencarnação de alguém que nunca morreu. É claro que João Batista não era Elias, já que este não morreu, pois foi arrebatado vivo ao Céu (1 Reis 2:11).
d) Se João Batista fosse Elias, quem primeiro teria conhecimento disso teria sido ele mesmo e não os judeus ou muito menos os espíritas. Lembremo-nos que o próprio João Batista disse categoricamente que não era Elias (João 1:21).
Como eu não resisto nessas horas, tenho que fazer um arremate: Ora, se João Batista fosse Elias reencarnado, no momento da transfiguração de Jesus Cristo teriam aparecido Moisés e João Batista, e não Moisés e Elias (Mateus 17:3). Pense comigo: é lógico que nessa situação apareceria a reencarnação mais recente que, no caso, seria João Batista.
Mas ainda não acabou! Nosso amigo Saul (que podia ter ficado sem essa) nos deixou mais um problema para resolvermos. A segunda questão é: na consulta de Saul à médium de En-Dor houve uma verdadeira comunicação com Samuel?
O texto bíblico que trata desse episódio está encravado nas Sagradas Escrituras no Primeiro Livro de Samuel, capítulo 28. O texto mostra Saul consultando uma pitoniza de En-Dor, mulher conhecida por ter um espírito maligno de adivinhar (v. 7). Os espíritas afirmam que se Saul, sendo um rei escolhido por Deus, lançou mão dessa prática, também nós devemos fazer o mesmo, denotando que a mediunidade é uma prática aprovada por Deus.
Sugiro que você faça uma leitura do capítulo 28 de 1 Samuel. Quero fazer uso do comentário apologético contido na Bíblia Apologética de Estudo, produzida pelo Instituto Cristão de Pesquisas (bibliografia abaixo), que assim diz:
“Em desobediência a todas as ordens divinas contrárias à comunicação com os mortos, Saul, desesperado pelo fato de Deus não estar mais lhe respondendo, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas (v.6), procurou uma pitoniza (médium). Durante toda a sessão, apenas a mulher vê algo e dá uma descrição vaga e imprecisa dos traços do espírito que aparece e fala com ela, o que foi suficiente para iludir Saul, que pensou tratar-se de Samuel.
A seguir, algumas razões que demonstram fraude ou manifestação demoníaca naquela aparição:
1 – Saul perdera a graça de Deus (15.23), por isso o silêncio do Senhor para com ele (28.6). Havia, naquela ocasião, três maneiras de Deus se comunicar com os homens: por sonhos – revelação pessoal (Jó 33.15-17); por Urim e Tumim – revelação sacerdotal (Êx. 28.30); e por meio dos profetas – revelação inspirativa (Hb. 1).
2 – Não se pode entender que Samuel, um homem santo durante toda a vida, pudesse, depois de morto, prestar-se a obedecer à pitonisa – mulher abominável - , cometendo um pecado tão claramente proibido por Deus ( Êx. 22.11; Lv 20.27; Dt. 18.19-22; Is. 47.13).
3 – Não se pode conceber que Deus tenha proibido a feitiçaria e a consulta aos mortos e, depois, permitir que a feitiçaria trouxesse o espírito de Samuel (tg. 1.17).
4 – No texto estudado, a mulher diz: “Vejo deuses que sobem da terra”. Quem eram esses deuses? Só podiam ser demônios, passando-se por espíritos de luz ou adivinhadores (2Co. 11.13,14; Mc 5.9; Lc 8.30). O diabo pode transfigurar-se em anjo de luz (16.23; 2Co 11.13,14).
5 – Os mortos não se comunicam com os vivos (Lc. 16.19-31; Hb 9:27).
6 – O resultado dessa consulta foi trágico para Saul (1Cr 10.13). De acordo com Deuteronômio 18.20-22, as profecias devem ser julgadas. E essas do falso Samuel não resistem ao exame. São ambíguas, imprecisas e infundadas. Vejamos: Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus (28.19), mas se matou (31.4), indo parar nas mãos dos homens de Jabes Gileade (31.11-13). Não morreram todos os seus filhos – “tu e teus filhos estareis” (v. 19) – como insinua a obscura profecia. Pelo menos três ficaram vivos: Is-Bosete (2.8-10), Armoni e Mefibosete (21.8). E apenas três morreram (31.6; 1Cr 10.2-6). As Escrituras declaram que as palavras de Samuel nunca caíram por terra (3.19).”
Como se vê, em nenhum momento a Bíblia recomenda a consulta aos mortos, nem endossa a mediunidade como prática aprovada por Deus, antes pelo contrário, considera tudo isso uma prática abominável aos olhos de Deus. Vejamos o que o Senhor Deus disse ao Seu povo através de Moisés:
“Quando entrarem na terra que o SENHOR, o seu Deus, lhes dá, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam. Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O SENHOR tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o SENHOR, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. Permaneçam inculpáveis perante o SENHOR, o seu Deus. As nações que vocês vão expulsar dão ouvidos aos que praticam magia e adivinhação. Mas, a vocês, o SENHOR, o seu Deus, não permitiu tais práticas”. (Deuteronômio 18:9-14).
A Bíblia mostra de maneira límpida que Deus abomina a invocação dos mortos. Além disso, é importante esclarecermos que a proibição divina de se consultar os mortos, por si só, não prova que havia comunicação com eles; prova apenas que havia a consulta aos mortos, isto não implica em uma comunicação real. Na realidade, era uma tentativa de comunicação.
Na prática de tais consultas aos mortos, sempre existiram embustes, mistificações, mentiras, farsas e manifestações demoníacas. É o que acontece nas sessões espíritas, onde espíritos demoníacos e enganadores se manifestam, identificando-se como pessoas que já faleceram. Esses espíritos prestam serviço a Satanás, o pai da mentira e o mentiroso por excelência.
As Escrituras nos ensinam que os mortos não têm parte em nada do que se faz e acontece na terra devido ao estado no qual se encontram. “Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles. Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol” (Eclesiastes 9: 5,6). Diante dessas coisas, fica muito claro também que os mortos não podem ajudar os vivos. Leiamos a história do rico e Lázaro (Lucas 16) e teremos uma confirmação clara dessa verdade.
Só me resta mais uma vez dizer que o aumento visível do Espiritismo e de suas várias ramificações, o crescimento de várias outras seitas heréticas e da atividade demoníaca que observamos em nossos dias são sinais dos últimos tempos. A principal arma da Igreja para a refutação de doutrinas falsas é o estudo responsável da Palavra de Deus que nos capacita a defendermos a fé que de uma vez por todas foi dada aos santos.
Diante de tudo o que expus, é possível concluirmos que o Espiritismo é uma mistura de religião e filosofia do homem para o homem, incapaz de indicar o caminho certo da salvação da alma em Jesus Cristo, pois nem mesmo crê que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
-----------------------------------------------------------------------
Referências:
Bíblia Apologética de Estudo, Jundiai: ICP, 2000.
OLIVEIRA, Raimundo Ferreira de, 1949 – Seitas e Heresias, um sinal dos tempos. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1987.
Imagem: www.yahoo.com.br

22 comentários:

Ana Chagas disse...

André, muito bom este artigo. Devemos sempre mostrar a verdade da Palavra de Deus de forma bem fundamentada, sem nos intimidarmos.
Muitos tem sido levados pelo engodo de Satanás, acreditando que falam com familiares ou que lêem algo supostamente escrito por eles,mas na verdade, são demônios familiares, que sabem exatamente o jeito de falar e de gesticular daquelas pessoas que já viveram em determinada família. Estes demônios estão ali na Sessão espírita exclusivamente para enganá-las e consequentemente tê-las como companhia no inferno (caso não tenham um encontro genuíno com Cristo: O caminho a Verdade e a Vida antes de partirem daqui para a eternidade).
Que Deus continue usando a tua vida poderosamente.
Um abraço!

Helton de Assis Freitas disse...

GrAnde Filosofo, teologo e pensador cristão André gomes Bronzeado,
me responda se puderes:
o que o text de malaquias 4. 5 e 6 quer dizer? pois o texto parece se referir a Elias mesmo, acho que nesse caso Malaquias não falava de outro "semelhante" a Elias mas sim do próprio Elias.
Também gostaria de saber pq o autor de 1 samuel fala do tal espirito como sendo mesmo samuel e não explica que na verdade não era o profeta mas sim uma farça ou uma manifestação maligna ( informação que no caso julgo ser importante observar)

Helton de Assis Freitas disse...

GrAnde Filosofo, teologo e pensador cristão André gomes Bronzeado,
me responda se puderes:
o que o text de malaquias 4. 5 e 6 quer dizer? pois o texto parece se referir a Elias mesmo, acho que nesse caso Malaquias não falava de outro "semelhante" a Elias mas sim do próprio Elias.
Também gostaria de saber pq o autor de 1 samuel fala do tal espirito como sendo mesmo samuel e não explica que na verdade não era o profeta mas sim uma farça ou uma manifestação maligna ( informação que no caso julgo ser importante observar)

Bete disse...

Parabéns mais uma vez, André!

Embora durante muito tempo, juntos, estudamos, analisamos e ministramos sobre os sectários, a teoria "iluminati", tem impactado o mundo nos últimos dias... Visite o meu blog http://bete-flordeliz.blogspot.com/2010/09/iluminati.html e comente.

Anônimo disse...

André!!! \o/ Encontrei o advogado mais chique do Seminário por aqui! \o/ Realmente eu já tinha entrado aqui na época que eu não sabia quem vc era! kkkkk!!! Gostei muito do artigo! Prossiga sempre! Teu blog serve até como fonte de pesquisa! O meu blog tem mais devocional ou artigo (mas não é artigo de estudo!). Tem duas reportagens também! To querendo escrever mais, sendo que to no momento sem net em casa... Aí fica mais difícil! To te seguindo! \o/

André Bronzeado disse...

Queridos, agradeço sinceramente pelos comentários feitos. Nesse espaço podemos compartilhar muitas coisas e crescer juntos. Quanto a questão levantada por Helton, quero dizer que é muito inteligente. De fato o texto é difícil. Vou lhe responder quando entrar aqui na próxima vez, mas diantemão digo que é preciso entendermos que quando a Bíblia diz que "Samuel" falou isso ou aquilo no texto de 1 Sm 28, na verdade se refere ao falsi personagem qua Saul entendeu ser o verdadeiro Samuel. Veja que o texto diz "entendendo Saul que se tratava de Samuel...", ou seja, é desse falso Samuel que Saul pensou tratar-se do verdadeiro que a narrativa bíblica nesse contexto trata como sendo Samuel. Enfim, este Samuel é, ao meu ver, falso.

Unknown disse...

Graça e Paz, André!
mais uma vez te parabenizo pelo excelente texto. Que Deus continue te dando força pra ir contra a corrente e expor de maneira franca a verdade do Evangelho.Abraço

George Facundo disse...

André, parabéns pelos exclarescimentos... Ficou muito clara a posição que vc colocou! Tem certos valores nos prtincipios elementares das escrituras e tradição judaico cristã que são inegociáveis...

grande abraço!

Anônimo disse...

Sr. André Bronzeado, primeiro acredito que este não é seu nome,e também acho que o Sr. não teria coragem de contar sobre o crime que os pastores das igrejas envangélicas cometem por aí,extorquindo dinheiro de pessoas ignorantes e arrancado-lhe os calções. Antes de querer ganhar audiência em cima do sucesso alheio, assista o filme, pois o está na nossa bíblia também "Não julgues para não seres julgados."

Pastor invisível disse...

Um belo site

André Bronzeado disse...

Quero dizer ao leitor Sidnei Costa que lhe agradeço muito pela leitura do Blog e por externar sua opinião. Esclareço que, como cristão, exponho a verdade bíblica de acordo com a teologia ortodoxa, enfatizando que a Bíblia possui apenas uma interpretação, não cabendo sobre ela uma leitura espírita como Alan Kardec se propôs a fazer, por sinal, de forma muito inteligente. Querido, não estou aqui para atacar a religião de ninguém, mas sim para defender a verdade que eu acredito. Isso é lícito. Estou tratando de questões doutrinárias e a Constituição deste país me permite fazer isso, assim como lhe permite afirmar a sua religião e defendê-la. Quanto ao princípio bíblico que você levantou "Não julgueis...", olha só, quem disse que não podemos julgar? A questão está nos parâmetros que utilizamos para julgar. A verdade bíblica é parâmetro legítimo para julgar todo pensamento ou conduta. Veja o contexto em que o texto citado se encontra. O que não podemos ser é juízes iníquos, julgando injustamente, pois se assim fizermos seremos igualmente julgados. Quanto à crítica aos pastores charlatões, quero lhe dizer que não sou esse tipo de pessoa que você pensa. Veja o que escrevi sobre a igreja universal! Agora, charlatões existem em todas as religiões, ou será que você nunca viu um vidente mentiroso, alguém que lê a mão e não diz nada, um falso médium (não que eu admita que existam verdadeiros), etc... Coragem de defender a fé não me falta querido. E quanto ao meu nome, não é falso nem é uma farsa, é verdadeiro mesmo e, sinceramente, muito bonito.

Anônimo disse...

Antes de vir falar contra o Espiritismo e dizer asneiras,deveria ao menos ir a um centro espirita e ver o que é feito pelas pessoas, pois o Espiritismo que frequento ninguém lê a mão de ninguém, nenhum Médium fala algo se não sabe. Agora o que vejo na Tua religião são pastores gritando em nome de Jesus, inclusive em horários incovinientes algumas vezes, um comércio descarado em nome do Messias, verdadeira lobotomia em nome de Jesus. O que falta na sua religião é Amor pelas pessoas.E porque não nos deixa em paz? Nós não ficamos foleando a Bíblia de vcs para depois criar blogs e citar os erros, nem dizemos que a tua religião é diabólica. Com certeza a constituição permite a opnião e não estou pedindo para tirar do ar o seu blog. Somente peço respeito, também sou criador de sites e blogs, mas ainda não me vejo obrigado e nem motivado a criar um blog contra a sua religião, quem sabe o Sr não poderia dar aulas de direito no seu blog e colocar orações para as pessoas, seria muito mais proveitoso e lucrativo. Mas te faço um convite André Bronzeado, ainda que tudo no filme e no livro fosse uma obra de ficção, duvido que o sr não seria tocado pela mensagem de paz e de melhorar a si como pessoa. Pois são esses os verdadeiros objetivos das religiões Amor,Fé e Esperança.

André Bronzeado disse...

Sidnei, eu não me presto a falar asneiras. Afirmo o que acredito. É assim que explico esses fenômenos, é assim que eu acredito. Olha, tenho muitos amigos espíritas, muitos mesmo. Conheço o pensamento dos diversos segmentos do espiritismo. Ao contrário do que você disse, eu vi os filmes e ontem mesmo estava conversando com um amigo ex-espírita e eu estava dizendo que a doutrina espírita tem uma mensagem religiosa muito bonita. O filme "Nosso Lar", enquanto filme é fenomenal. Os valores morais que o espiritismo prega são de importância inquestionável. O meu propósito, sinceramente, não é fazer guerra religiosa, pois isso não se admite nesse país e não corresponde ao nível de minhas conversas. Se o meu texto lhe causou essa impressão, esse não foi o meu objetivo. Não sou como você está pensando, não tenho o estereótipo que você imagina. Apenas expressei no meu Blog o pensamento que possuo sobre o espiritismo, a reencarnação, a consulta aos mortos. Relaciono-me muito bem com todos os seguimentos religiosos e não costumo entrar em confrontos desrespeitosos contra pessoas. Quanto ao conteúdo do meu blog, há sim textos devocionais, é só verificar na barra lateral, "Práticas Devocionais", por exemplo. Outra coisa, quanto à religião, a proposta do Cristianismo não é que sejamos religiosos - esse foi o maior problema - mas sim que tenhamos um estilo de vida prático como o de Jesus. O nosso objetivo deve ser glorificar a Deus com as nossas vidas.

Naíla Lopes disse...

Se o objetivo da religiao é trazer amor, fé e esperança esta falhando em seus propósitos! Basta ver a história da humanidade e logo se percebe que a religiosidade é responsável pelos maiores atentados contra o homem! Quem propoe amor, fé, esperança, salvaçao é Deus.
Acredito que a proposta desse blog nao é enfatizar a religiosidade, o se quer demontrar aqui é a espiritualidade e a defesa da fé própria do autor.
Agora é muito contraditório o Sidney vim falar que a proposta da religiao é amor, fé e esperança e de cara, sem nenhum cuidado e com muita maldade no coraçao, insinuar que o autor do texto é um hipócrita! Além de contraditório Sídney, se sua religiao serve para te deixar melhor, entao abandone-a, pq ela nao esta atingindo o propósito que ela se propoe a fazer!
Vc é mais que acha que Deus está a serviço do homem! Nós é que estamos a serviço de Deus.
Outra coisa, como vc bem mencionou, isso é uma garantia constitucional, portanto ainda que ele estivesse fazendo aquilo que vc esta o acusando, estaria protegido pela lei maior do ordenamento jurídico brasileiro.
Vc nao é obrigado a ler este blog, está lendo pq quer! Agora, vc nao tem o direito de fazer acusaçoes a uma pessoa pq esta nao falou o que vc queria ouvir.
Outra coisa, vcs usam a bíblia para defender algumas doutrinas e ,temos o direito de defender e desmentir aquilo que vcs pregam em cima da bíblia. Bem, se a b´blia é verdade ou nao para vc, isso é uma questao de fé, nao me interessa! Mas nao é uma fé burra ou idiota ou romantica, é uma fé racional.
Quanto aos "pastores", existem muitos por aí, nao nego e nem me envergonho pq tenho a consciencia tranquila que estes nunca foram alcançados pelo Senhor. Mas isso nao fraqueja a minha fé, pois esta unicamente fundamentada em Deus e nao em religiao. Vc usar esse argumento para defender a sua religiao? Que fracasso! Basta colocar em qualquer site de busca que surgirá casos e mais casos de falsários em sua religiao.
Dá próxima vez, nao fale tantas inverdades, seja no mínimo ético, se nao for por vc seja pela sua religiao.
E antes de exigir respeito, vc deve se dá o respeito!
Naíla Lopes
P.S. Esse é meu nome mesmo, nao transfira aos outros o que vc é!
Naíla Lopes

Anônimo disse...

Pode ter certeza André, iremos orar por ti e a todos aqueles que tentam persuadir nossa fé, daremos a outra face, assim com Jesus fez, nossa proposta é mostrar as pessoas que o que fazemos é de coração. Não exigimos um centavo de um irmão e pessoas contribuem como podem e quando querem, então sendo assim deixo meus sinceros agradecimentos pelo espaço no site e peço desculpas se em algum momento fui pertinente à sua pessoa.

Que o amor fraterno esteja sempre conosco.

Anônimo disse...

Em entrevista concedida à "Revista de Espiritismo", Divaldo Franco - orador espírita, médium, fundador (aos 20 anos de idade) de uma instituição que recolhe meninos da rua e por onde já passaram mais de 40.000 crianças que actualmente são adultos perfeitamente inseridos na sociedade brasileira, Doutor Honoris Causa pelo Faculdade do Quebec-Canadá entre outros do seu vastíssimo curriculum - afirma:

Isto sim é fazer o bem para as pessoas, e não ficar acabando com as pessoas de bem através de um site ridículo . Olha André e falei em outra face, mas não tem outra face, irei lutar contra religiões como a sua, e livrar pessoas dessa maldição que é a tua religião, as pessoas tem que parar de serem enganadas. Os espiritos bons já devem ter começado a te orientar e o que deve ser feito, diante de ridículas afirmações. O nordeste precisa de luz, para que pessoas saiam da ignorancia

Anônimo disse...

Olha não me preocupa nem um pouco se vcs tem ordenamento jurídico ou não, na minha família tem pelo menos 8 advogados, não se preocupe, nós do sul somos muito bem informados a respeito da constituição e talvez por isso temos maior nível de desenvolvimento social e técnológico. Continue com seu blog, agredindo e colocando as opniões que quiserem, nós espiritas não estamos preocupados com fanatismos e fundamentalismos herdados de religiões provindas dos USA.O Brasil vive seu melhor momento de democrâcia e a tendência é cada vez mais as pessoas serem livres e não estarem presas a pastores,padres ou alguma autoridade sacerdotal.

Grande abraço

André Bronzeado disse...

Mais uma vez me manifesto em relação aos comentários do leitor Sidnei Costa. Em primeiro lugar fico feliz por saber que é leitor assíduo do meu blog, pelo que me sinto prestigiado. Além disso, consigo enxergar em sua fala muita sinceridade. Quero dizer que lhe admiro muito; gosto de pessoas sinceras, gosto de pessoas convictas. Isso é muito bom. Fico triste apenas com as agressões à minha pessoa, mas isso não me incomoda tanto, afinal gosto não se discute e ao mesmo tempo que você acha meu Blog ridículo há centenas que o acham muito bom. Ao mesmo tempo, percebo que você é extremamente agressivo com o protestantismo e pretende fazer um comparativo com sua religião. Bem, acredito que essa discussão não acrescenta nada, a não ser mais divisão. Tenho certeza que oferecer a outra face é sempre melhor. De modo algum também o fato de ser advogado é motivo de afronta aos meus leitores, pelo que não vejo sentido você dizer que tem oito advogados na família. Que bom, são meus colegas de profissão. A questão não é competição jurídica, mesmo porque eu não queria mencionar que tenho vários advogados na família, 1 promotor e 1 desembargador. Isso não é o cerne da questão. Eu considero que pessoas conquistam respeito por seus atos de grandeza com o próximo. As religiões mataram mais do que qualquer epidemia. Do mesmo modo que você traz exemplos e currículos de pessoas de sua religião, eu lhe digo que não caberia no meu Blog inteiro as obras sociais, creches, hospitais, lares de crianças carentes, centro de reabilitação de dependentes químicos, etc, etc, em igrejas protestantes. Quanto a curriculos universitários só preciso citar que as maiores universidades americanas foram fundadas por nós protestantes. Não adianta querer mostras o lado bom e o lado ruim de cada religião (no que se refere a pessoas), porque vamos encontrar exemplos em todo lugar. No protestantismo, falsos pastores; no catolicismo, padres pedófilos; o espiritismo, médiuns charlatões... Enfim, caro Sidnei, o meu texto expressa a defesa da Bíblia que é a própria Palavra de Deus. A verdade exposta na Bíblia refuta qualquer pensamento humano errado sobre as coisas de Deus. Creio que a Bíblia é a Palavra de Deus e em defesa a esta verdade escrevi e não revogo qualquer palavra minha, ainda que desagrade a alguém. Que Deus te abençoe.

kiev gama disse...

"enfatizando que a Bíblia possui apenas uma interpretação"

Como assim? Um livro traduzido dezenas de vezes ja foi interpretado dezenas de vezes.

Acho religioes tristes pois sao feitas pelo homem para alienar e manipular os mais fracos. O verdadeiro sentido da busca pela divindade, da busca pela tal verdade absoluta ja se perdeu ha seculos.

Graças a Deus que nao sigo nenhuma religiao ;)

No dia que essa briga entre religioes acabar, um querendo "desmascarar" o outro ou provar que religiao A é mais certa que B, talvez o mundo tera um pouco de paz. Ninguém é dono da verdade.

Pense nisso.

André Bronzeado disse...

A Bíblia só tem uma interpretação porque é a imutável Palavra de Deus e como tal deve ser interpretada segundo a hermenêutica do próprio Deus. Do contrário, a coisa vira festa!

Anônimo disse...

Antes que me tomem por arrogante, digo: Cada um vive com a realidade que pode suportar. Ninguém tem o direito de exigir das pessoas o que elas não tem.

Sinceramente, custa crer que pessoas que se dizem seguidoras do Cristo, em pleno século XXI, ainda trabalham com a idéia dos "eleitos".

Se o filme passa uma mensagem positiva, se diz para as pessoas serem caridosas, humildes e solidárias qual o problema?. A não ser que elas devam ser da forma como A ou B entendam.

Desculpe, mas pensar assir é querer dar mais importância a forma do que ao conteúdo. Se os Espíritas fazem caridade crendo em Deus de determinada forma qual o problema?.

Tão importante quanto acreditar em Deus é em que tipo de Deus vc acredita. A questão é simples: há os que acreditam que a evolução é por meio da comparação entre todos em bons ou maus. Porém, há outros que acreditam que a evolução é um processo e por isso depende de grande esforço pessoal.

Sejamos bons, é isso que importa. Os árabes já haviam dito que Deus não vai perguntar, quando da nossa morte, o tamanho da nossa casa mas quantas pessoas abrigamos dentro delas.

Gilgamesh disse...

Quem concorda com os trechos abaixo?

I Coríntios, capítulo 14, versos 34 e 35: “[34] As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque lhes não é permitido falar, mas estejam submissas como também ordena a lei. [35] E se querem ser instruídas sobre algum ponto, interroguem em casa os seus maridos, porque é vergonhoso para uma mulher o falar na igreja”.

I Timóteo, capítulo 2, versos de 11 a 15: “[11] A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. [12] Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. [13] Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. [14] E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. [15] Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação”.

Efésios, capítulo 5, versos de 22 a 24: “[22] As mulheres sejam submissas a seus maridos como ao Senhor, [23] porque o marido é cabeça da mulher como Cristo é cabe-ça da Igreja, seu corpo, do qual ele é o Salvador. [24] Ora, assim como a Igreja está sujeita a Cristo, assim o estejam também as mulheres a seus maridos em tudo”.

Estes trechos constam na Bíblia, a “Palavra de Deus”!!!