terça-feira, 12 de abril de 2016

SABEDORIA



“Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência”. -- Provérbios 3:5

O livro de Provérbios pertence ao grupo dos que são denominados genericamente “poéticos e sapienciais”. Ele é composto por uma série de coleções que, em forma de máximas, ditos e poemas, transmitem a antiga herança de sabedoria de Israel, com o foco mais na existência e experiência humanas do que propriamente na religião. 

A cultura de nosso tempo nos impulsiona a sermos cada vez mais orgulhosos, presunçosos e "cheios de si", porém, por maior que seja a “sabedoria” de um homem, nunca poderá ser comparada com a do Senhor. Deus é sábio em tudo o que faz, mesmo que não entendamos. Deus é natural, inteira e invariavelmente sábio. 

Não teremos em nós a luz da sabedoria divina enquanto não nos tornarmos humildes e ensináveis e se não buscarmos com sinceridade e fé diretamente na fonte que é o Senhor. A sabedoria é divinamente forjada naqueles que se concentram na revelação divina, a Palavra de Deus. 

O efeito da sabedoria divina é capacitar-nos a tomar as atitudes corretas nas situações reais da vida diária. E como diz Tiago: “Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará...”. Que Deus abençoe você e lhe dê sabedoria!

Em Cristo,
Presb. André G. Bronzeado.

Nenhum comentário: