sábado, 17 de maio de 2008

Pecado Original



O Pecado de Adão e o meu

- Talvez algum dia, diante da doutrina do pecado original, você tenha se perguntado: “Por que e como a nossa natureza pecaminosa pode ser uma herança de Adão?”, “Por que eu tenho que ser pecador por conseqüência de um ato que Adão cometeu quando eu nem sonhava em nascer?” ou “Qual a relação existente entre o pecado de Adão e o fato de nascermos naturalmente pecadores?” O que temos a ver com o pecado de Adão, afinal?
- A Teologia tem tentado responder a questões como estas acerca da queda de Adão e a do resto da humanidade. A visão mais correta à luz da Bíblia para sanar estas dúvidas é a chamada “visão representativa da queda”, isto é, segundo esta visão, Adão agiu como um representante da raça humana inteira, ou seja, quando Adão foi submetido ao “teste de Deus” no Éden, eu e você estávamos também sendo testados através da pessoa dele.
- A idéia principal dessa visão é que, quando Adão pecou, ele pecou por todos nós, ou seja, sua queda foi também a nossa queda. Pelo fato de ter sido escolhido por Deus, Adão foi nosso representante perfeito de tal forma que qualquer um de nós estando no lugar dele faria o mesmo!
- Diante, por exemplo, do ensino do Apóstolo Paulo no capítulo 5 de Romanos, alguém poderia questionar se é justo o fato de já nascermos em um estado de incapacidade moral e em pecado mesmo sem termos contribuído ativamente para a queda de Adão no Éden, sobretudo ao passo que lemos que “... por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte ...” (v. 12) e ainda, “... pela desobediência de um só homem (Adão), muitos se tornaram pecadores ...” (v. 19). A priori tudo isso parece não ser justo.
- O fato é que isso não é nada injusto. Pelo contrário! Podemos afirmar com convicção que nunca na história humana fomos tão bem representados como o fomos no Éden. A escolha de Deus foi perfeita, até porque Deus nunca comete erros e dessa vez não seria diferente. É bom que se esclareça teologicamente que o pecado original não é o primeiro pecado em si, mas sim a mancha que se espalhou em toda a humanidade como resultado do pecado de Adão, nos colocando em uma condição pecaminosa e afastada de Deus. É conseqüência e punição pelo pecado de Adão. O pecado entrou no mundo através de Adão e atingiu a toda humanidade.
- O nosso Deus, porém, pelo seu infinito amor, manifesta a sua graça irresistível e salvadora sobre a vida daqueles que Ele sabe que são criaturas caídas, cegas e incapazes de alcançarem a salvação por seus próprios esforços, tais como eu e você. Louvemos, pois, a Deus por isso! Deus nos ama e nos resgata das trevas para a mais perfeita luz.



ANDRÉ G. BRONZEADO


----------------------------------

Nenhum comentário: