domingo, 18 de maio de 2008

TESTEMUNHO


Por que Deus coloca pessoas com problemas em nosso caminho?


“Se você vacila no dia da dificuldade, como será limitada a sua força!
Liberte os que estão sendo levados para a morte;
Socorra os que caminham trêmulos para a matança!
Mesmo que você diga: ‘Não sabíamos o que estava acontecendo!’
Não o perceberia aquele que pesa os corações?
Não o saberia aquele que preserva a sua vida?
Não retribuirá ele a cada um segundo o seu procedimento?”
(Provérbios 24:10-12 – NVI)

- O livro de Provérbios está inserido em um grupo de livros na Bíblia que chamamos de “literatura sapiencial”. Juntamente com o esse livro estão também os livros de Jó e Eclesiastes. A literatura sapiencial utiliza a poesia para expressar verdades profundas com vistas a fazer do servo de Deus alguém que valoriza a prudência e a sabedoria.

- Viver de forma prudente e sábia é ter uma vida agradável aos olhos do Senhor. O livro de Provérbios nos ensina que toda a vida deve ser vivida para a glória do soberano Deus. Nesse mesmo sentido, esse livro nos alerta para o desafio de sermos testemunhas do Senhor, daquilo que Ele é para nós e de tudo o que fez em nossas vidas. O escritor de Provérbios afirma sob a inspiração divina que “aquele que conquista almas é sábio” (Pv. 11:30). Destarte, o conselho divino nos desafia à ação de alcançar pessoas através de nosso testemunho.
- Mas o que é testemunhar? De maneira geral consiste em prestar depoimento, provar, alegar, etc. Biblicamente, o livro de Atos dos Apóstolos nos revela que fomos feitos testemunhas do Senhor (Atos 1:8). Nossas vidas devem se voltar à proclamação das boas-novas e ao compartilhar firme da obra que o Senhor fez em nós, porém esta não é uma tarefa fácil, pois constitui um desafio a enveredar em um caminho de ação ao qual muitos resistem trilhar.
- Ser testemunha do Senhor é realmente compreender que fomos comissionados por Ele com o objetivo de proclamarmos a mensagem do Evangelho com a nossa boca e com o nosso agir. Todo aquele que foi resgatado das trevas pelo Senhor precisa entender que o crente é um missionário em potencial. Somos luz do mundo e sal da terra! Não há como sermos um desses elementos sem que façamos a diferença diante das pessoas que estão ao nosso redor.
- Já afirmou J. Blanchard que “a grande necessidade da Igreja é ter um espírito de evangelização e não um esforço evangelístico temporário”. Ser testemunha do Senhor diante dos homens não é uma tarefa para horas vagas, mas sim um estilo de vida e, acima disso, um sinal de obediência ao Senhor. Ora, a luz dissipa toda treva e o sal dá um toque de sabor a todo o alimento; é exatamente assim que o cristão deve ser. Deve trazer consigo o sinal diferencial que proclame a todos as boas-novas de salvação.
- São muitas as razões pelas quais o cristão deve ser testemunha do Senhor através do evangelismo pessoal. Há motivos de sobra para não vivermos em um estado de apatia espiritual. Muitos cristãos não evangelizam outras pessoas por não possuírem conhecimento bíblico ou por supervalorizarem suas incapacidades em detrimento ao agir de Deus. Porém Jesus nos deu uma ordem explícita para evangelizarmos pessoas e nos recomendou a não deixarmos que a Sua luz em nós seja insignificante. “Brilhe a vossa luz diante dos homens” – foi o conselho que nos deu o Mestre. Além disso, homens e mulheres estão perecendo ao nosso redor enquanto nós guardamos para nós mesmos a maior de todas as notícias já anunciada, a saber, a mensagem do Evangelho.
- Como se não bastasse a nossa indiferença, ainda reinam nos meios de comunicação verdadeiras confusões acerca do testemunho e do Evangelho. Assistimos diariamente a pregação do evangelho utilitarista, mercantilista, assistencialista, do “evangelho sem cruz” e do “evangelho do subir na vida”. Este é mais um motivo para atendermos ao desafio do testemunho do Evangelho Bíblico, separado de confusões e cavilações humanas como já cansamos de ouvir.
- No texto de Provérbios acima citado, podemos anotar três razões pelas quais devemos testemunhar e proclamar o Evangelho. Primeiramente o momento de testemunhar é agora. O texto nos adverte a não vacilarmos no dia da dificuldade, isto é, não podemos perder as oportunidades que temos, a hora é agora. Em segundo lugar a responsabilidade é nossa. O texto nos adverte a libertarmos aqueles que estão sendo levados à morte. Não é por acaso que Deus coloca pessoas com problemas ao nosso redor. Em último lugar, o texto nos ensina que não podemos dar desculpas. Não devemos fazer vista grossa dizendo que não sabemos o que está acontecendo. Há pessoas perecendo ao nosso redor!
- Que Deus nos faça ter compaixão por todos aqueles que Ele põe ao nosso redor e que nos preocupemos em testemunhar do amor de Deus com cada um deles. Amém.
ANDRÉ BRONZEADO

2 comentários:

Unknown disse...

Não poderia ter sido mais acertivo em suas colocações! Deus relamente quer nos usar para que possamos propagar sua obra de salvação e restauração às vidas perdidas deste mundo. Minha oração para todos que têm a palavra de Deus em seus corações é que não percamos tempo, precisamos trabalhar para o Reino de Deus já. Precisamos aproveitar cada oportunidade para transformar vidas através do poder libertador do Evangelho. Graça e Paz.
Paulo Romero

Bete disse...

Com toda certeza, Deus não poderia ter colocado na minha vida alguém melhor que você para me auxiliar e porque não, para me substituir no ministério para o qual fui chamada. Eu louvo a Deus pela sua vida, André. Que Deus continue lhe usando como testemunha viva na sua obra.

O texto é belo e muito bem redigido. Provérbios tem sido uma bênção na minha vida e tenho certeza,na sua também. Ainda ontem, tendo como tema "Sabedoria" e como este é o tema central do livro, eu citei "você", como um exemplo de sabedoria e temor a Deus, porque não é conhecimento (secular ou teológico) que nos dá sabedoria e sim a disposição de viver a Palavra de Deus com temor, humildade, ousadia, reflexão e amor.
Que Deus continue lhe usando sempre!

Elisabete Casado
19/05/2008