quarta-feira, 28 de abril de 2010

Espiritismo (1)

A estréia do filme sobre a vida de Chico Xavier, o famoso médium brasileiro, há três semanas nos cinemas brasileiros, trouxe à evidência em toda a mídia a doutrina filosófica e religiosa baseada na crença da comunicação entre vivos e mortos, a saber, o Espiritismo. O filme já é campeão de bilheteria por duas semanas consecutivas em todo o país. Alheio à Palavra de Deus e afastado de toda a verdade, o Espiritismo é uma das seitas que mais crescem no Brasil que, inclusive, é o maior reduto espírita do mundo.

A palavra “espiritismo” tem sua origem no vocábulo francês “espiritisme”. Uma adaptação do termo grego “Pneuma” que significa “espírito”. O Espiritismo se constitui no mais antigo engano religioso já surgido. Sua origem faz parte da tradição de vários povos, como os egípcios, caldeus, hindus, assírios, sumérios, dentre outros. Suas raízes históricas mais antigas se encontram entre os sumérios que por volta do quarto milênio antes de Cristo, na Mesopotâmia, já desenvolviam um ritual onde as pessoas que se dedicavam à vida religiosa nos templos alcançavam estados alterados de consciência, objetivando manter contatos com deuses pagãos. Porém, em sua forma moderna, como hoje é conhecido, o seu ressurgimento se deve a duas jovens norte-americanas, Margaret e Kate Fox, de Hydeville, Estado de Nova Iorque.

Diz a história que fenômenos estranhos passaram a acontecer na residência da família Fox. Não demorou muito para que os barulhos estranhos durante a noite, lençóis que voavam, móveis que se arrastavam pela casa, fossem considerados conseqüências de fenômenos sobrenaturais. O surgimento desses fenômenos desencadeou algo que podemos entender como um reavivamento espírita nos Estados Unidos. A partir disso surgiram as sessões e as pesquisas “científicas” do fenômeno; os médiuns começaram a aparecer e a receber espíritos e, como conseqüência, houve uma infiltração espírita na Inglaterra através dos médiuns americanos. Os espíritas diziam que o fenômeno do reavivamento na Inglaterra seria, ao mesmo tempo, religioso e científico.

Dos Estados Unidos, a onda do Espiritismo invadiu outras partes da Europa e em meio a tudo, encontrou na França o seu primeiro codificador: Allan Kardec. Nascido em Lião em 1804, Léon Hippolyte Rivail (o verdadeiro nome de Allan Kardec), filho de um advogado, tomou o pseudônimo de Allan Kardec por acreditar ser ele a reencarnação de um poeta celta com esse nome. Kardec dizia ter recebido a missão de pregar uma nova religião, um “novo evangelho”, o que começou a fazer a 30 de abril de 1856. Um ano depois, publicou “O Livro dos Espíritos”, que contribuiu muito com a propaganda espiritista. Dotado de muita inteligência e grande sagacidade, estudou toda a literatura correlata disponível na Inglaterra e nos Estados Unidos, e dizia ser guiado por espíritos protetores. Caracterizou-se por introduzir no Espiritismo a idéia de reencarnação. De 1861 a 1867, publicou quatro livros cujos títulos são: “Livro dos Médiuns”, “Céu e Inferno”, “Gênesis” e o mais famoso deles, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.

No Brasil, as manifestações de cunho espírita são também muito antigas. Os vários rituais de pajelança praticados pelos índios são também considerados como manifestações de caráter espírita, muito embora não fossem assim conhecidos. Tempos depois, a chegada dos colonizadores portugueses com sua fachada de catolicismo romano, trouxe consigo a bruxaria européia. Ao introduzirem no Brasil os negros africanos, os portugueses acabaram introduzindo também o paganismo de suas tradições religiosas em nosso país, isto é, as mais diversas manifestações de magia negra que hoje conhecemos como baixo espiritismo.

O primeiro centro espírita em solo brasileiro (Grupo Familiar Espírita) foi fundado por Luís Olímpio Teles de Menezes nos idos do ano de 1865 na cidade de Salvador-BA, quatro anos antes da morte de Allan Kardec. Daí por diante, inúmeros outros centros espíritas surgiram por todo o Brasil, fato que acabou resultando, mais tarde, na criação da Federação Espírita Brasileira que, por sua vez, teve como objetivo a integração dos vários grupos existentes no Brasil, bem como evitar uma possível desagregação doutrinária dos mesmos.

As muitas e diferentes formas do Espiritismo que se vêem atualmente são o resultado de sua adaptabilidade ao meio religioso e cultural do povo onde se encontra. Embora consideremos o Espiritismo igual em toda sua maneira de ser, os próprios espíritas preferem admitir haver diferentes formas de Espiritismo. Sendo assim podemos citar:

Espiritismo Comum: O Espiritismo comum ou popular é assim chamado, pois suas práticas são muito comuns e já incorporadas à crendice popular. Tais práticas, embora não demonstrem qualquer ligação com religião, trazem em sua essência as crenças básicas do Espiritismo, por exemplo: Quiromancia, Cartomancia, Grafologia, Hidromancia e Astrologia.

Baixo Espiritismo: O baixo Espiritismo, também conhecido como Espiritismo pagão ou de terreiro, sem disfarce, presta culto direto ao diabo. Suas reuniões são verdadeiras cenas demoníacas, incluindo sacrifícios aos demônios. Vodu, Candomblé, Umbanda, Quimbanda e Macumba, são exemplos desse ramo do espiritismo.

Espiritismo Científico: O Espiritismo científico é também chamado de “Alto Espiritismo”, “Espiritismo Ortodoxo”, “Espiritismo Profissional” ou “Espiritualismo”. Ele se manifesta, inclusive, como “entidades” ou “sociedades” sendo estas, filosóficas, científicas ou beneficentes, como, por exemplo, a LBV (Legião da Boa Vontade). Ecletismo, Esoterismo, Teosofismo e Rosa Cruz são manifestações que se identificam com esse ramo do espiritismo.

Espiritismo Kardecista: é a classe de Espiritismo comumente praticada no Brasil. Entrou no país através da maçonaria. Aliado à superstição dos índios brasileiros, a feitiçaria dos negros africanos e a idolatria dos colonizadores portugueses, aqui prosperou de forma assombrosa. O Espiritismo kardecista é conhecido como religião, embora não tenha a prática de cultos. Seus adeptos reúnem-se, principalmente, em locais denominados de “centros espíritas” para consultar os mortos através dos médiuns em mesas brancas, buscando assim uma cura ou explicação para suas enfermidades, problemas financeiros, familiares, conjugais, etc. O conjunto de doutrinas do Espiritismo kardecista é grande e complexo. Na verdade, constitui um esquema de negação de quase toda a doutrina bíblica cristã.

Pois bem, o espiritismo kardecista tem como suas principais teses: i) a crença na reencarnação, ii) a possibilidade de comunicação com os espíritos desencarnados, iii) crença que ninguém pode impedir o homem de sofrer as conseqüências dos seus atos (karma), iv) a crença na pluralidade dos mundos habitados, v) a caridade como virtude única, vi) Deus como um ser impessoal e distante, e vii) em Jesus como um médium e reformador judeu.

Destaco, porém, a Reencarnação e a Invocação de Mortos como os dois principais pilares sustentadores do Espiritismo. São exatamente esses pilares que, através da Bíblia, pretendo refutar nesse momento, como sinal de que o Espiritismo não tem nada de Cristianismo, não passando de uma doutrina enganosa e diabólica que usa o emocionalismo e a atividade demoníaca para enganar muitas pessoas, senão vejamos.

A principal e mais conhecida teoria espírita é a que trata da Reencarnação. Segundo esta teoria, a alma ou o espírito retorna à vida física em um novo corpo. Sobre o assunto, afirma Allan Kardec o seguinte: “A reencarnação fazia parte dos dogmas judaicos sob o nome de ressurreição (...) a reencarnação é a volta da alma ou espírito à vida corporal, mas em outro corpo novamente formado para ele que nada tem de comum com o antigo”. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, p.p. 24,25).

Notemos que Kardec tenta confundir reencarnação com ressurreição, mas a Bíblia Sagrada não faz qualquer referência à palavra “reencarnação”, nem tampouco a confunde com “ressurreição”. A Bíblia nos ensina que a única forma de uma pessoa morta voltar à vida é através da ressurreição, que nada tem em comum com a teoria diabólica da reencarnação pregada pelo Espiritismo. Reencarnação implica em pluralidade de existências com um só espírito, é tornar a encarnar várias vezes, repetidamente. Já a palavra “ressurreição”, no grego é “anátasis” e “égersis”, ou seja, levantar, erguer, sair de um local ou de uma situação para outra. No latim, “ressurreição” é o ato de ressurgir, voltar à vida ou reanimar-se. Ressurreição, no sentido bíblico, significa ressurgir dos mortos, isto é, a união da alma ou espírito, como parte imaterial, ao corpo, como parte física, após a morte.

A Bíblia Sagrada menciona oito casos de ressurreição, dentre estes, sete são de restauração da vida para tornar a morrer posteriormente, e um de ressurreição no sentido pleno que foi a ressurreição de Jesus. Este último caso se diferencia dos demais porque foi ressurreição para nunca mais morrer. Isto não se deu somente pelo fato de ser Ele Jesus Cristo, mas porque, ao ressurgir, tornou-se Ele o primeiro da ressurreição real (I aos Coríntios 15:20-23). Sobre a ressurreição, Allan Kardec escreveu: “A ressurreição implica na volta da vida ao corpo já morto – o que a ciência demonstra ser materialmente impossível, sobretudo quando os elementos desse corpo foram, depois de muito tempo, dispersos e absorvidos”. Veja que Kardec baseia sua teoria em “achismos”.

No episódio da morte e ressurreição de Jesus, as Escrituras testemunham que Cristo havia realmente morrido, foi sepultado por José de Arimatéia e Nicodemos, ressuscitou e, mesmo depois de ressurreto, portava as marcas dos cravos nas mãos para mostrar que o seu corpo era o mesmo no qual sofrera a crucificação, porém, agora vivo e glorificado.

Os espíritas usam com freqüência o texto de João 3:3 para sustentar a doutrina da reencarnação. Os tradutores da obra de Allan Kardec, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, usaram a tradução bíblica do Padre Antônio Pereira de Figueiredo como texto base de sua tradução escrevendo o supracitado versículo da seguinte forma: “Na verdade te digo que não pode ver o Reino de Deus senão aquele que renascer de novo”. Porém, o versículo naquela versão é escrito assim: “Na verdade, na verdade, te digo, que não pode ver o Reino de Deus, senão aquele que nascer de novo”. Ora, “renascer” já significa “nascer de novo”, enquanto que “renascer de novo” constitui uma grande, absurda e proposital redundância!

O mesmo texto na tradução protestante “Nova Versão Internacional” diz: “Em resposta Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”. Nesse texto Jesus se refere ao novo nascimento espiritual e não ao físico. Se tomarmos o cuidado de observar os versículos subseqüentes comprovaremos isso. Vejamos: “Perguntou Nicodemos: Como alguém pode nascer sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! Respondeu Jesus: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito” (o texto trata de novo nascimento espiritual!!!).

O Espiritismo tem como lema a frase: “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre: esta é a lei”. (Epitáfio do túmulo de Allan Kardec). A Bíblia é clara ao informar: “Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo...”.(Hebreus 9:27). Além disso, o Espiritismo prega que “o homem só merece o sofrimento ou a reencarnação. Não há graça ou favor algum de Deus”. Dessa forma absurda, o Espiritismo desconsidera o sacrifício de Jesus, a graça e a misericórdia de Deus. Enquanto isso, as Escrituras declaram que nós somos: “... justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus”.(Romanos 3:34). Outras relevantes refutações: Jo. 3.16; Rm. 5.1; Ef. 1.3-7; 2 Tm. 1.9; Hb. 10.10.

A invocação de mortos para o estabelecimento de uma comunicação com eles é um outro importante pilar de sustentação do Espiritismo. A Bíblia, porém, ensina-nos que há uma proibição divina para tal prática. Vejamos o que o Senhor Deus disse ao Seu povo:

“Quando entrarem na terra que o SENHOR, o seu Deus, lhes dá, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam. Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O SENHOR tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o SENHOR, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. Permaneçam inculpáveis perante o SENHOR, o seu Deus. As nações que vocês vão expulsar dão ouvidos aos que praticam magia e adivinhação. Mas, a vocês, o SENHOR, o seu Deus, não permitiu tais práticas”. (Deuteronômio 18:9-14).

A Bíblia mostra de maneira límpida que Deus abomina a invocação dos mortos. Além disso, é importante esclarecermos que a proibição divina de se consultar os mortos, por si só, não prova que havia comunicação com eles; prova apenas que havia a consulta aos mortos, isto não implica em uma comunicação real. Na realidade, era uma tentativa de comunicação.

Na prática de tais consultas aos mortos, sempre existiram embustes, mistificações, mentiras, farsas e manifestações demoníacas. É o que acontece nas sessões espíritas, onde espíritos demoníacos e enganadores se manifestam se identificando como pessoas que já faleceram. Esses espíritos prestam serviço a Satanás, o pai da mentira e o mentiroso por excelência.

As Escrituras nos ensinam que os mortos não têm parte em nada do que se faz e acontece na terra devido ao estado no qual se encontram. “Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles. Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol” (Eclesiastes 9: 5,6).

Além de tudo isso, o Espiritismo nega a existência de um Deus pessoal; vêem Jesus como o melhor mestre, exemplo e médium reformador judeu, negando Sua divindade; consideram um absurdo a doutrina da Trindade; afirmam que a doutrina ortodoxa da expiação é um remanescente dos maiores absurdos dos tempos primitivos, e é imoral desde o âmago; afirmam que nunca houve uma queda na humanidade; dizem que o céu e o inferno não existem; consideram que a Igreja não passa de um fanatismo; crêem na caridade como caminho para a salvação; rejeitam a ideia de que a Bíblia é um livro inspirado por Deus; etc.

O aumento visível do Espiritismo e de suas várias ramificações, o crescimento de várias outras seitas heréticas e da atividade demoníaca que observamos em nossos dias são sinais de que vivemos em tempos difíceis. A principal arma da Igreja para a refutação de doutrinas falsas é o estudo da Palavra de Deus e a exposição da verdade.

Diante de tudo, concluímos que o Espiritismo é uma mistura de religião e filosofia do homem para o homem, incapaz de indicar o caminho certo da salvação da alma em Jesus Cristo, pois nem mesmo crê que Jesus é o caminho, a verdade e a vida. O Espiritismo definitivamente não é Cristianismo; não se pode afirmar que se trata de uma religião cristã; é na verdade uma doutrina religiosa baseada em doutrinas de demônios e filosofias humanas divorciadas das Sagradas Escrituras.

--------------------------------

Referências:

OLIVEIRA, Raimundo Ferreira de, 1949 – Seitas e Heresias, um sinal dos tempos. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1987.
-->BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica. São Paulo: Imprensa Metodista, 6ª Edição, 1975.
-->Dicionário de Ciências Ocultas, São Paulo: Editora O Pensamento Ltda, 1946
-->SILVA, Milton Vieira, Espiritismo, A. D. Santos Editora Ltda., 1996
-->Bíblia de Estudo de Genebra, SBB, 2004
-->Bíblia Sagrada: NVI – Nova Versão Internacional – São Paulo: Editora Vida, 2000

15 comentários:

Miguel Galli disse...

Abraços

Miguel Galli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel Galli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel Galli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel Galli disse...

Amigo...equívocos por todo o seu texto..a Bíblia foi o nosso primeiro e GRANDE livro Espirita com centenas de referências, com maior ocorrência no Novo Testamento com o advento de nosso irmão e mestre maior Jesus Cristo, mas dogmas e livros à parte, basta observar daqui com frente com anelo mental, as novas descobertas da física quantica ou os resultados práticos e científicos do grande acelerador de partículas para entender os outros planos e dimensões e seus habitantes, a fisica sera COMPLETAMENTE reformulada á partir deste ano, em escolas laboratorios na nossa vida diária enfim..e finalmente, pois os tempos se aproximam, poderemos todos nós, reconhecer a árvore pelos frutos ! Deus não é dentro da filosofia espirita oque vc escreveu no arigo. Deus é NOSSO PAI E CRIADOR, MESTRE DA BONDADE E JUSTIÇA, CRIATURA ÚNICA E PODEROSA..OQUE MOVE OS UNIVERSOS E NOSSO CORPOS..O CIENTISTA DOS CIENTÍSTAS, O AMOR PERSONIFICADO. Deixo a ciência falar por mim, o texto abaixo é da maior revista cientifica do mundo "Scientific American" deste ano. Abraço e prepare-se para uma total reformulação dentro de sua igreja e de todas as outras ! Deus abençoe vossas mentes..
Miguel Galli ( http://www.kosmografias.com/?p=837)

Naíla Lopes disse...

Parabéns André!
A Graça do Senhor tem te feito se superar cada ver mais, esse texto esta riquíssimo, sobretudo pq defende a VERDADE da Palavra de Deus e nao defendendo como queremos crer (fazendo uma interpretaçao forçada para encontrar o que nunca esteve lá), mas interpretando-a corretamente, levando em consideraçao os elementos necessários para tal interpretaçao!Está muito esclarecedor e muito coerente o seu texto, mostrando o que realmente é a doutrina espírita a luz da Bíblia!
O que é interessante é que o Senhor nunca se preocupou em provar a sua própria existencia a ninguém, Ele apenas se revelou aqueles que Ele mesmo quis se revelar, portanto isso nao é uma questao de ciencia ou novos experimentos, o que é muito importante para nós a atividade da ciencia,ou um bom argumento, mas o que de fato é a grande questao é a auto-revelaçao do Senhor e que Ele assim faz a quem Ele quer!
Agora de fato, estamos a cada dia realmente nos preparando para "uma total reformulaçao" e acrescento mais, será a MAIOR transformaçao que acontecerá na história da humanidade- quando o Senhor vier buscar a Sua Igreja, adornada pela santidade, subir ao Céu, em cumprimento a Sua Palavra! Com certeza estamos ansiosos para esse advento!
Continue sempre batalhando pela fé que uma vez por todas foi dada aos santo! Deus abençoe vc!

Naíla Lopes

George Facundo disse...

fala grande andré!!! sou george da abu fortaleza, e voltei a minha vida de blogueiro e vim lhe fazer uma visita.

Li todo o seu texto, que digamos, doutrinariamente bem consistente.

Digo também que vc tem muita coragem, uma vez que, como vc mesmo disse, é difícil vc ir contra um movimento que tem por base a "evidência emocional de contato com parentes queridos falecidos" algo dificil e árido de se argumentar.

falar para alguém que recebe uma carta psicografada, com a caligrafia e assinatura do falecido, que aquilo é coisa do demônio, por mais que o argumento seja retoricamente viável, é por demais árduo.

dificilmente argumento retórico ganha de uma evidência tão emocionalmente carregada.

mas é isso, se crermos na biblia coo um todo, e não apenas nos fragmentos relevantes para nós, então temos dentro dela uma cosmovisão entrelaçada. não tem como fugir.

há algumas passagens biblicas que gostaria que vc comentasse:

saul procurando a médium, aquilo era mesmo o espirito do profeta ou o demônio?

na transfiguração jesus estava falando com mortos?

enfim... isso é apenas para acalorar o debate...

grande abraço e parabéns pelo blog

Naíla Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Naíla Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thaisy disse...

Parabéns pelo estudo, André! Fui abençoada com a riqueza de informações apresentadas nesse texto. Que Deus continue te capacitando para a exposição sábia da VERDADE! =)

Thaisy Garcia

Thaisy disse...

Parabéns pelo estudo, André! Fui abençoada com a riqueza de informações apresentadas nesse texto. Que Deus continue te capacitando para a exposição sábia da VERDADE! =)

Thaisy Garcia

Pr Cearense disse...

Grande André... Deus abençoe sua vida, que Ele continue a se alegrar de ti! O bondoso comentário no meu blog é recíproco. Forte abraço!

Pr Cearense disse...

Ah... Estou esperando pelas reformulações radicais que ocorrerão em nossas igrejas, profetizadas pelo Miguel Galli, no comentário acima. Será que demora muito? É pq esse negócio de Física quântica, acelerador de partículas, sei não, de repente me deu um medo...

Acho melhor eu não sair de casa hoje =/

Eliane disse...

Irmão... que pena que voce tão estudioso e inteligente, fale tão mal de nossa propria Biblia, vc sabia que Moises eram um grande e fervoroso medium, que ele recebeu os mamdamentos por mediunidade e transcreveu em pedras para nós, e que só ele e mais ninguem podia ouvir Deus naquela epoca, isto se chama mediunidade de clarevidencia, pois caro irmão precisas estudar um pouco mais antes de falar e escrever qualquer coisa de mal de qual quer religião pois ela nada mais é que conduzirmos moralmente nesta jornada a busca de evoluirmos e quem sabe um dia possamos receber uma mensagem de um anjo de Deus, me desculpe se te ferir o orgulho, pois sei que vais deletar este meu comentario, mesmo assim fica com Deus e que toda a Espiritualidade amiga possa te aclariar os pensamentos e quem sabe possas rever o que escreves. Se conhece um homem quando ele se esforça para evoluir moramente.
Abraço da Irma de caminhada.

beto disse...

É que ele esta Bronzeado, entende?