segunda-feira, 12 de abril de 2010

Práticas Devocionais, nosso exercício espiritual


Práticas devocionais são verdadeiros exercícios de sobrevivência e plenitude espiritual. Muitas vezes concentramos nossos esforços em cuidarmos apenas do nosso físico, esquecendo-nos do exercício espiritual. Isso faz parte do que dita a sociedade em que vivemos. Não devemos, porém, ser preguiçosos na busca de Deus, mas sim sempre interessados em conhecê-lo com mais intimidade. Uma vida devocional ativa demanda trabalho, esforço e tempo, mas é o exercício espiritual que nos ajuda a obtermos uma vida espiritual viva e que se manifesta em atos de justiça.

A Bíblia Sagrada é o instrumento que mais nos ajuda no processo para obtermos uma vida espiritual saudável através de práticas devocionais. Não é a toa que ela é a Palavra de Deus, a auto-revelação de Deus ao homem como expressão de toda a Sua vontade em matéria de fé e prática. A Palavra de Deus gera conhecimento, fé, esperança e convicção. Ela nos promove conforto em momentos de angústia e correção para que sejamos perfeitos, encaminhando-nos para as boas obras, às quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Assim como na vida de um atleta a alimentação é fundamental, na vida cristã é preciso termos fome para ingerirmos a Palavra de Deus, colocando-a dentro de nós. É também imprescindível digerirmos bem a sua mensagem, isto é, assimilarmos o que de fato a Escritura quer nos dizer e permitir que ela dê forma ao nosso caráter. Digerindo bem a Palavra de Deus e praticando-a, experimentaremos grandes transformações de ordem espiritual em nossas vidas através da operação do Espírito Santo.

Pois bem. As práticas devocionais diárias são uma disciplina espiritual, o exercício do qual necessitamos para conhecermos a Deus com maior intimidade. Fazer uma leitura bíblica devocional é muito mais que apenas ler a Bíblia mecanicamente, é buscar o próprio Deus para saciar a sede interior. É ler, examinar, meditar, orar, investir tempo buscando ao Senhor. É desejar se encontrar com Deus e ouvir Sua voz. Mais importante do que ler a Bíblia inteira em um ano, é ler a Bíblia com qualidade o ano inteiro.

Infelizmente a nossa dinâmica diária sempre nos impõe obstáculos para encontrarmos tempo para as práticas devocionais. O apóstolo Paulo nos ensina: “Pois o exercício físico é proveitoso para pouca coisa, mas o exercício espiritual é proveitoso para tudo” (1 Tm 4.8). Paulo não está desprezando o exercício físico, mas está enfatizando a superioridade do espiritual. Você tem dedicado tempo para orar e para estudar a Palavra de Deus diariamente? Isso deve ser feito com o melhor do nosso tempo, com as primícias. Isso deve nos motivar a acordarmos mais cedo para dedicarmos o melhor do nosso tempo a Deus!

Queridos, que priorizemos o tempo para o nosso “a sós com Deus”. Reserve a hora mais propícia do dia para ler a Bíblia, seja exigente nesse sentido. Estabeleça uma rotina; esse tempo deve ser conveniente e sem interrupções. Ore, leia, medite no que leu e aplique as verdades em sua vida. Ore também por coisas específicas e compartilhe com mais alguém algo que você aprendeu naquele dia.

Que tenhamos uma vida devocional ativa; que adquiramos gosto pelas Escrituras. A Bíblia não foi escrita para viver empoeirada, muito menos para ser enfeite de sala de estar. O conteúdo da Palavra de Deus deve ser abundante em nossos corações. Digamos como o Salmista “Eu amo teus mandamentos mais do que o ouro, sim, mais do que o ouro puro” (Sl 119.127). 

Que Deus nos abençoe.

André G. Bronzeado

Nenhum comentário: