quinta-feira, 14 de outubro de 2010

DEMONIZAÇÃO DE CANDIDATOS



A intolerância religiosa e a afronta à democracia.
Queridos leitores, quero mais uma vez escrever e refletir sobre o comportamento de muitos cristãos no processo eleitoral que estamos vivendo. Infelizmente, outra vez sou impulsionado a escrever como resposta ao que tenho acompanhado com tristeza na Internet. Como disse no texto anterior, o que mais tem me impressionado nessas eleições é o comportamento de muitos crentes e igrejas no contexto nacional e estadual, praticando terrorismo gospel e demonização de candidatos.
Tenho dito a alguns amigos que nunca em minha vida me envolvi tanto em uma eleição como desta vez. Primeiramente, o meu envolvimento é reflexo natural da minha consciência política e da prática da cidadania, porém, o diferencial para mim tem sido o combate que tenho feito a factóides políticos, a denúncia contra a demonização de candidatos e o repúdio à propagação de mentiras por muitos crentes. Tenho sido impulsionado pelo senso de justiça que mora em meu ser. Orgulho-me de ter em meu peito a bater um coração que me confere a coragem de ter voz profética semelhante à de Lutero, bem como me alegro por ter uma mente livre e convicta que imprime força às palavras que escrevo tal como Calvino.
É inspirado no testemunho desses dois grandes nomes da história do protestantismo, homens dignos que não se renderam à mentira, antes a enfrentaram na defesa da verdade ainda que isso lhes custasse a vida, é que registro minha indignação pelo que tenho visto no comportamento de muitos crentes que se tornaram massa de manobra de propagação de mentiras nessas eleições.
Sou grato a Deus pelo apoio recebido de vários amigos, crentes ou não, que até chegaram a me pedir que escrevesse estas palavras. Essas pessoas que não se rendem nem se vendem, que não abrem mão de seus mais valiosos princípios cristãos por interesses secundários (e até corruptos), pessoas que entendem que dependem do Senhor e não da “peixada” do governo, são uma inspiração constante para mim na defesa da verdade.
Pois bem. Desta vez o mais novo factóide diz respeito à suposta consagração da cidade de João Pessoa a Satanás que teria sido feita pelo candidato ao governo do Estado pela Coligação “Por Uma Nova Paraíba”, o ex-prefeito Ricardo Coutinho. O fato é que foram produzidos panfletos caluniosos, tendo sido distribuídos em vários bairros e igrejas na capital de nosso Estado com o seguinte título: Todos sabem, e já não é novidade que Ricardo Coutinho consagrou João Pessoa a Satanás, num terreiro de macumba”.
Não bastassem os folhetos, logo este material foi amplamente propagado na internet, principalmente por pessoas evangélicas. Diga-se de passagem, muitos desses propagadores nunca enviaram para ninguém alguma reflexão da verdade bíblica, mas não sei o porquê de tanto interesse em divulgar essa mentira (aliás, até suspeito...). Outros, porém, acompanharam a onda da propagação sem perceber o que estavam fazendo. Alguns destes até chegaram a enviar outro e-mail apontando o caráter calunioso do referido texto e pedindo desculpas. Isso é o mínimo que se espera de pessoas que procuram pautar suas vidas com a verdade.
Antes de tratar sobre o conteúdo da mensagem, sinto-me obrigado a dizer que me sentiria envergonhado de propagar uma porcaria dessas que, além de tudo, é horrivelmente mal redigida ao passo que fulmina as regras básicas de ortografia, sintaxe e regência, além de “assassinar” a teologia bíblica. Como se não bastasse, o texto termina com uma recomendação super interessante: Oração de São Miguel Arcanjo – Importante fazê-la após ler o e-mail”.
Meu Deus, que contradição! Muitos crentes batem, batem e batem nos católicos romanos em defesa cega de sua religião, chamando-os de pagãos e de idólatras. Agora, fico a pensar em uma coisa: Por que, para defender claramente interesses políticos, apelamos para a oração de São Miguel Arcanjo? Com todo respeito ao catolicismo romano, não entendi essa dos crentes! Quer dizer... acho que entendi! Em jogo sujo vale tudo para se atingir o final desejado.
Mas não é só isso! Não bastasse o texto ter assassinado a língua portuguesa e a teologia bíblica junto, a mente brilhante que o produziu não o assinou. Ao fazer isso, esta criatura simplesmente cometeu o crime eleitoral de encaminhar e-mail apócrifo com calúnias contra candidato, prestando um desserviço ao processo democrático e transgredindo, inclusive, o Art. 5º, IV, da Constituição Federal e os artigos 57-C, 57-D e 57-E da Lei nº 12.034/2009, conduta esta passível de denúncia à Procuradoria Geral Eleitoral, para aplicação das sanções devidas. Diga-se de passagem, o verdadeiro autor do texto não teve a coragem de assiná-lo, mas ainda assim, mesmo sem averiguar a veracidade das informações, muitos crentes não apenas assinaram em baixo, como também enviaram o e-mail para todo mundo.
Em síntese, o e-mail traz algumas acusações. A primeira delas diz respeito ao suposto fato que Ricardo teria consagrado João Pessoa a Satanás, tendo sido postada uma foto dele sentado na mesa com representantes de religiões africanas.
Pesquisando a origem da foto é possível verificarmos que não foi produzida em um terreiro de macumba, mas sim em uma sala de aula de uma escola municipal por ocasião de evento comemorativo ao dia da consciência negra, no qual participaram lideranças da cultura e religião negras. É possível identificar na foto a presença de professores que participam do movimento negro da Paraíba, como o Prof. Lucio Flávio. Ricardo Coutinho, como prefeito da cidade, participou institucionalmente do evento, como a própria atividade de governante de uma sociedade plural lhe exige.
Sobre este assunto, muito bem falou em seu texto “Satanismo Teocrático”, o Excelentíssimo Procurador do Trabalho, Dr. Eduardo Varandas, de quem tive o prazer de ser aluno, ao afirmar que: “Primeiramente, um candidato a governador, independente do seu credo, tem que saber dialogar com todas as religiões, sem preconceito e sem discriminação. O fato de o candidato sentar-se à mesa com babalorixás e ialorixás não significa nada além da mentalidade aberta para ouvir os clamores de um segmento do povo para o qual pretende governar. Depois, lembrem os cristãos xiitas de que o respeito é uma forma de amor, e amar ao próximo independentemente de seu credo não é uma faculdade, é uma ordenança divina”.
O e-mail continua com as acusações no sentido de afirmar que Ricardo Coutinho teria assumido o compromisso de colocar estátuas pagãs (do Diabo) em entroncamentos de João Pessoa, num total de sete, por ser o número de Satanás. Bem, eu aprendi na salinha de crianças da Escola Bíblica Dominical que o número sete é freqüentemente usado nas Escrituras para significar inteireza e/ou perfeição e não o número do Satanás! Parece-me que na mente de alguns, é melhor acreditar nessa heresia do que no ensino bíblico.
Segundo o e-mail, Ricardo teria iniciado a construção de estátuas em João Pessoa para “materializar a consagração da nossa Capital paraibana a satanás. E, a primeira estátua colocada por Ricardo Coutinho tinha que ser o PORTEIRO DO INFERNO, que representa aquele que não precisa de chaves para entrar no Inferno”.
A obra apelidada de “Porteiro do Inferno” é uma escultura em metal fundido criada na década de 1960, cuja autoria é do premiado artista plástico campinense Jackson Ribeiro. A escultura se chama apenas "O Porteiro" e o acréscimo no nome foi dado pelo poeta Virgínius da Gama e Melo, por achar a obra tão feia que mais parecia (no seu modo de ver) o porteiro do inferno.
A escultura foi instalada em 1967 num canteiro entre o templo da Primeira Igreja Batista e o Liceu Paraibano, tendo sido retirada para uma reforma e colocada no Espaço Cultural, sendo finalmente colocada no contorno da UFPB na entrada do Castelo Branco, onde repousa atualmente.
O e-mail continua alegando que a escultura “Infeliz das Costas Ocas” teria sido construída na entrada do Bairro de Mangabeira. Na verdade, o nome da escultura é As Bênçãos a Nossa Senhora das Neves, de Marco Aurélio Damasceno. A escultura retrata uma imagem católica e fica no trajeto de procissões tradicionais da cidade.
O e-mail ainda afirma que Ricardo teria colocado a escultura “cavalo do cão” em um contorno da UFPB, na cidade universitária. O autor da mensagem afirma que esta imagem é da “pomba-gira” e diz: “nao é preciso falar muita sobre a pomba gira, basta dizer que os pactos com satanás iniciam-se assim: “salve pomba-gira, maria padilha, rainha das 7 encruzilhadas...” percebam que o número sete aparece no pacto com satanás”.
A coisa mais criativa que vi no e-mail foi a foto com a lâmpada do poste passando bem no olho do cavalo. Bem, o nome verdadeiro da escultura é “Cavaleiro Alado”, de Wilson Figueiredo, e não tem nada a ver com a “pomba-gira”, mas sim com a mitologia grega, presente no mito de Perseu e Medusa, simbolizando a imortalidade.
A mensagem ainda acusa Ricardo de instalar um monumento que constitui um verdadeiro culto a Satanás na Lagoa do Parque Solon de Lucena, com várias imagens satânicas. Esta imagem representaria a ascensão de satanás e a derrota das milícias celestes, além de entronizar Satanás. O autor do e-mail visualiza tridentes lateralmente que, segundo ele, representam a maneira como o diabo segura e fere fortemente suas vítimas. Ainda há pessoas que acreditam que Satanás aparece com tridente na mão.
Esta escultura chamada “A Pedra do Reino”, na verdade, é uma homenagem ao escritor paraibano Ariano Suassuna que escreveu o romance “A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, sendo uma obra do artista plástico Miguel dos Santos. A escultura tem elementos das várias obras do renomado escritor, como “O Auto da Compadecida” e “A Pedra do Reino”, utilizando gravuras desenhadas pelo próprio Ariano em seus livros.
Por fim, o e-mail acusa Ricardo de ter construído uma estátua em frente ao Bessa Shopping que representaria a queda dos anjos de Deus. A escultura é chamada de “Revoar” e é do artista paraibano Luiz Barroso. Segundo ele, a escultura teve essa forma escolhida para representar um pássaro na evolução coreográfica do seu vôo, que ora nos remete a estar emergindo da terra rumo ao infinito, ora surge do infinito para encontrar seu repouso na terra, representando o ciclo da vida. Dependendo do ponto de vista, pode-se observar que a figura da ave confunde-se com a do corpo humano, traduzindo a dimensão simbiótica que permeia toda a composição. O bico aberto simboliza o canto daqueles que não se deixam calar perante as dificuldades e, numa outra interpretação, o elo existente entre dois corpos num aperto de mão ou num abraço. Como se vê, todas as esculturas são de artistas paraibanos, como forma de valorizar a arte de nossa terra.
Enfim, o final dessa história todo mundo já sabe. Em reportagem do Jornal O Norte de 11 de Outubro de 2010, página 03, foi notícia a operação da Polícia Federal e da Justiça Eleitoral na tarde do último domingo (10) que apreendeu folhetos apócrifos contendo calúnias contra o candidato Ricardo Coutinho (PSB), associando-o ao satanismo. O proprietário de uma gráfica que presta serviços ao Governo do Estado foi detido juntamente com seu filho e dois funcionários. A Polícia Federal investiga a autoria do folheto.
Em reportagem ao site Paraíba Urgente (www.paraibaurgente.com.br), jornalista descobre no Orkut quem fez os panfletos ligando Ricardo ao satanismo. Segundo o jornalista Bruno de Lima, jovens que participam do movimento “Conexão 15”, que manifestam apoio ao candidato José Maranhão (PMDB), montaram a armação. O mais impressionante, sobretudo para nós crentes, é o atestado de que somos considerados massa de manobra por essas pessoas, conforme postagem em tópico da comunidade do Orkut, cujo trecho transcrevo a seguir:
Quem fez esse esquema do pacto foi um amigo meu, ..., aqui de Solânea. Ele odeia Ricardo Coutinho. Ele faz parte do Blog de Igreja e fez para desmoralizar Ricardo, mas, que ficou bem feito, ficou. Mas vamos divulgar, pois tem muito evangélico que acredita. Aqui mesmo já teve três que não votam mais em Ricardo”.
Prefiro não comentar. Só a título de informação, o único Blog que divulgou esse e-mail na internet retirou a postagem repentinamente, quando seu moderador descobriu a intervenção da Polícia Federal e da Justiça Eleitoral na investigação do caso.
Os crentes que divulgaram essa mensagem, ainda que sem querer fazer o mal, engoliram no seco uma mentira e participaram de sua promoção, tornando-se sujeitos de conduta vedada na legislação eleitoral e promovendo intolerância religiosa, prática esta que não cabe em um país laico como o nosso.
Falo dos crentes, pois sou parte desse grupo, embora me envergonhe disso nessas horas, pois creio que nosso comportamento diante desses fatos deve ser marcado por sobriedade, lucidez e justiça, não nos deixando levar pela onda de desespero que repentinamente tomou conta do nosso Estado por causa de uma bela resposta das urnas no primeiro turno.
Nas grandes cidades de nosso Estado, onde a consciência política é mais apurada e a prática da compra de votos não é determinante, o povo da Paraíba apontou para o rompimento com o atraso, com a política velha, com o coronelismo, com o apadrinhamento político e com a mentira. No silêncio consciente perante a urna, o eleitor paraibano desmoralizou as pesquisas e neutralizou o uso da máquina pública e do mais despudorado esquema de aliciamento eleitoral que jamais tivemos notícia no nosso Estado.
O candidato Ricardo Coutinho já se pronunciou sobre as acusações no seu guia eleitoral dessa quarta (14), falando da importância de se viver um cristianismo prático e não de boca pra fora usando o nome de Deus em vão. Concluiu seu discurso citando as palavras de Jesus “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Mas o que mais me chamou atenção foi a seguinte afirmação: Eu sou cristão e não uso o nome de Deus em vão e nunca usei a religião para tentar conseguir voto. [...] Como [os adversários] não têm nada do que questionar da minha vida, negam a minha religião”. De fato, ele demonstrou mais respeito ao nome de Deus do que muita gente.
Eu creio que os evangélicos podiam (novamente) ter ficado sem essa!
_________________________________________
FONTES:

14 comentários:

Professora Sinha disse...

Parabéns irmão estou com você. Muitos que tem dado testemunho de vida cristã tem sido envergonhado assim como eu estou, por alguns ditos "evangélicos" que se deixam manipular por qualquer calunia de internet, quando deveria estar ganhando almas para Cristo.

Bele_SN disse...

Parabéns André!!
Mais uma vez dando um banho de conhecimento e ousadia!
Deus continue te abençoando e te usando.

Naíla Lopes disse...

Esse texto retratou com perfeição todo o cenário político do Brasil. Tenho vergonha do papel dos ditos "evangélicos" nessa eleição.
Enquanto deveríamos lutar por uma eleição limpa e justa, pois é esse o papel da igreja, influenciar a sociedade de forma positiva e não prestar um desserviço a sociedade. São mentirosos e fajutos! São uma vergonha para o Reino de Deus! Querem impor religião, dogmas e formas, quando na verdade o mais importante é a essencia.
São massa de manobra, levados por qualquer vento, por isso tem tantas heresias e pessoas seguindo heresias por aí.
Tenho a minha responsabilidade diante de Deus de exercer a minha cidadania, portanto como cristã e como cidadã, eu desaprovo esse papel ridículo protagonizado por evangélicos, inclusive por alguns evangélicos da igreja que faço parte. Meus pêsames pela consciência política negativa que vcs tem e exercem na sociedade.
Por acaso vcs acham que um político deve atender apenas os clamores do povo evangélico? Que a sociedade e todo o ordenamento normativo brasileiro deve ser de acordo a suprir a nossa necessidade? Como ficariam os outros, a pluralidade religiosa e a tão reivindicada liberdade religiosa encravada no artigo 5º da Constituição Federal e tão aclamada por nós crentes?
Ou cade o amor ao próximo que deveria ser uma regra a todos e não uma exceção?
Deveríamos nos preocupar com o homem como um todo, e não apenas encher igrejas com pessoas que estão cheias de aparência mas no seu interior estão vazias por dentro. Por que não se preocupar com a situação política e economica, com os desamparados, os órfaos e todos aqueles que vivem a margem da sociedade, pois isso é dever nosso e está na bíblia. Se preocupem em olhar para a alma e não em impor religião e dogmas, isso não salva e não liberta ninguém. Inclusive é passífico que a religião é responsável pelas maiores violações contra a vida e contra a humanidade.
Isso é inadmissível!
É claro que aqueles que vivem um evangelho puro e simples não se enquadram nessa situação.
É vergonhoso sermos tão facilmente ludibriados e por semearmos tanto a mentira e o individualismo no meio daquela que, mesmo sendo uma instituição, deveria ser baluarte da verdade!!
Parabéns André! Sei que sou suspeita para falar, mas ainda assim eu te digo, vc é uma benção, tem de fato exercido a sua cidadania e autoridade divina que o Senhor tem te dado a cada dia. O mais importante é que vc não tem se dobrado ao desejo de agradar a homens, e sim a Deus. Essa é a obrigação daqueles que seguem a Cristo, fazer a diferença aonde quer que vá, com a única preocupação de agradar a Deus, e não viver de religiosidade e usar mentiras e tudo aquilo que vai de encontro com os princípios da Palavra de Deus.

Marcelo Mendes disse...

Prezado André, só tenho uma palavra para representar minha opnião sobre seu artigo.

P E R F E I T O !

Steve Gleidson disse...

André sou ateu mas nunca concordei com os ''dogmas do ateismo'' como por exemplo os ateus são mais inteligentes que os crentes, tanto que admiro varios escritores cristãos e o seu post só fez confirmar as minhas conviccões parabéns por transmitir uma mensagem de tolêrancia e racionalidade aos evangélicos porque infelizmente muitos deles estão a mercê de pastores fanáticos ou corruptos que parecem preferir muito mais os tesouros da terra do que como vocês dizem os tesouros do céu alias ateus e crentes tem mais semelhanças do que ambos gostariam de admitir,ambos concordam com a fragilidade humana e muitos ateus cumprem os dez mandamentos sem esperarem nenhum recompensa pós-vida isso não seria o verdadeiro cristianismo? fazer o bem por prazer e não devido ao fato de temer o inferno? Vou parar por aqui porque estas questões vão longe mais uma vez parabéns pelo comentario.

Fábio Barbosa disse...

Parabéns pelo texto. De excelente qualidade.
O que podemos tirar de fatos como este é que, a partir de tais fatos, passamos a conhecer pessoas, inclusive como você, que de forma consciente e clara nos remete a um discernimeto de situações que podem comprometer nosso futuro e até mesmo nossas convicções.
Deus te abençoe e te guarde!

Anônimo disse...

Seu comentários estão bons, mas você está sendo um defensor de simbolos,no mínimo esquisitos, cuidao. Quem conhece a Pedra do Reino sabe que ali na obra existe algo a mais.Outrosssim,porque em vez de obras que inspiram dubiedades, a prefeitura da Capítal não adotou retratar nossas riquezas culturais e históricas.Mais uma amigo,eu não te conheço, mas conheço Ricardo pessoalmente.Será que você o conhece? Veja bem o que está defendendo,a não ser que você sejá mais um eleitor apaixonado.Não quero aqui dizer que tudo isso é coisa do diabo,longe de mim. Mas que é muito estranho, isso ninguém pode negar.

COMUNIDADE EVANGÉLICA PENTECOSTAL EXPRESSÃO DE AMOR disse...

A paz do Senhor
Lamento profundamente que você, que se diz evangélico, tenha postura igualmente aos que, segundo você, enveredaram pela intolerância religiosa etc. etc, quando, após seu comentário dirigido, faz um apelo direto pró-Ricardo. Então, estás no mesmo barco daqueles que divulgaram o e-mail? Ou eu estou errado?
Não tenho contra-cheque no Estado nem de Prefeituras, mas querer culpar o governador pelo surgimento desses comentários é querer passar papa na boca de muita gente.
Apesar de todo esse esforço seu em defender o candidato Ricardo Coutinho, mostrando detalhes das estátuas, "obras de artes" que ganhou notoriedade somente agora, graças aos crentes e católicos que acreditam na estória (porque antes ninguém sabia nem o que era, já que tem umas que, pense num troço feio, mas é ARTE. Fazer o quê...) exceção apenas ao período em que foram colocados em seus atuais locais quando receberam inúmeras críticas. Você tem todo direito em defener seu candidato, mas dizer que está envergonhado com os crentes e depois fazer política abertamente como no final (caramba!!!), é simplesmente demas.
Uma coisa é certa: essa história ou estória está pessimamente contada. Aquela estátua que em cujo ângulo está visível a caracterização da suposta imagem de satanás em seu altar representa o que? Alguém tem que explicar...

Outra. Você enaltece as palavras de Ricardo quando disse: ".. e Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Eu pergunto: Ele já conheceu a verdade a que o texto de João 8:32 se refere? Eu acho que ele ficou apenas na leitura de textos que lhes deram. Se ele tivesse conhecido a verdade: Jesus Cristo, certamente não estaria tão apegado a cultos ecumênicos e aqueles de matriz africana.
Isso não é intolerância religiosa. É realidade bíblica. Ou é ou não é. O que passar disso vem do diabo.

Desculpe-me pelo texto.

Manuel Gomes da Silva - DRT/1.048
Picuí/C. Grande e Alagoa Grande
9149 3885

Pr Cearense disse...

Ao amigo "Anônimo" que postou no dia 15 às 17:05h... Creio que o amigo tem um certo problema com interpretação textual. André não fez apologia a um candidato, mas crítica a pessoas que, assim como você, criam sagrado e profano em todas as manifestações do homem, independentemente se há essa intenção ou não - recomendo a leitura de Mircea Eliade e Gilbert Durand para clarear um pouco mais a mente... Quando clarear, procure alguém coerente e peça para o mesmo ler a Bíblia para você - não recomendo os pastores da TV, pois possivelmente a conhecem menos que você.
Em relação especificamente ao seu texto, André, muito coerente. Odeio essas corrente que manipulam ainda mais a já manipulada massa de manobra que são os evangélicos do Brasil - apesar de odiar responder e-mails deste tipo, tive que responder esse que você comentou pelo fato de conhecer duas pessoas da foto (Lúcio Flávio e Ariane, meus ex-professores na graduação em História). Há algum tempo, antes das Eleições, um antigo colega do Mestrado comentava comigo sobre a manipulação dos políticos em relação aos religiosos... Não pensei que seria tão verdadeira a afirmação.

André Bronzeado disse...

Agradeço os comentários feitos e agradeço a Deus por ter sido compreendido pela maioria, tanto nos comentários do Blog, como também nos vários e-mails que recebi. Agradeço também pela atenção e pelos comentários de "Anônimo" que postou no dia 15 e do Manuel Gomes da Silva, fazendo a observação que nos dois textos que escrevi sobre eleiçoes, em nenhum momento declarei apoio aberto a candidato ou pedi voto para qualquer deles. Isto, se eu fizer, o faço fora do meu Blog e da Igreja, pois não são os lugares adequados para esta prática. O objeto de minha crítica nos dois textos ("Os eleitos de Deus e as eleições" e "Demonização de candidatos")foi muito bem compreendido pela maioria das pessoas e muito bem expresso no comentário do meu amigo e irmão Saulo Cidade Viva. O que questiono nos textos é o fato de que muitos factóides nessas eleiçoes foram criados e propagados via internet por pessoas e blogueiros evangélicos. Isto é uma vergonha! É isso que questiono. E mais que isso, quando se cria qualquer boato na internet, minha caixa de e-mails fica lotada do mesmo factóide propagado por pessoas evangélicas. Muitos desses e-mails, estes sim, tem cunho eleitoreiro porque demonizam candidatos com mentiras visando desequilibrar a democracia. Este é o problema que já ganhou proporçoes nacionais em toda a mídia e é uma vergonha. Escrevi e não revogo uma palavra sequer. Desta vez foi com Ricardo, mas podia ser com qualquer outro, pois a questão não é a vítima do factóide, mas sim a conduta de muitos evangélicos que se tornam massa de manobra no meio do jogo político.

Ket Jeffson disse...

Desmacarar a mentira é sempre salutar. Contudo, as únicas observações a fazer são:

1. O fato de um texto não conter todos os elementos gramaticais dispostos corretamente não tira o mérito do seu conteúdo. Não podemos agir com preconceito lingüístico, pois as regras da gramática existem não para segregar socialmente as pessoas ou desvalorizar suas idéias, mas para evitar ambiguidades e facilitar a comunicação. Recusar um argumento com base em erros normativos é uma falácia argumentativa;

2. É lamentável que precisemos ficar nos digladiando por conta de líderes políticos, quando poderíamos empreender todos os esforços para cumprir aquilo que Deus espera de nós;

3. Temos uma visão similar à defendida aqui, mas sem fazer alusões às bandeiras políticas. Nosso foco está adstrito à atuação dos evangélicos: kurumiyaro.blogspot.com

Forte abraço!

Zilma disse...

Paz, será que nós não estamos vivendo os ultimos dias aqui na terra? os verdadeiros Cristãos que estou me reverido. Isso veio tudo á tona nao por fins eleitoreiros,mas por fim de cada pessoa compreenda que Jesus esta voltando e muitas coisas estão e irão acontecer, dizer que essas esculturas só tem cunho artisticos, por favor né? claro que existe influencia espiritual e grande! defender essas esculturas é dizer que minha inteligencia é zero. Não preciso ser fanatica pra saber q existe um cunho espiritual grande, quero aceditar que esse ano é um ano de grande imprtancia por que esta mostrand d efato que somos salvos pra ser luz e nao trevas, sabemos q temos uma grande influencia entre as pessoas,mas com essa divisao nao esta dando pra acreditar! o voto é pessoal e secreto, mas depois de tanta evidencias, nao dá pra dizer tudo isso é cultura, depois pode ser tarde demais, nao adianta orar, fazer vigilias, o voto é decisao pessoal, como administrador admiro mto o candidato Ricardo, mas preso pelo Reino de Deus, minhas deciçoes tem grande importancia no mundo espiritual ou nao? Nao vou me estender muito. Graça de Paz. qq duvida meu e-mail zilma7@r7.com.

Anônimo disse...

Bom dia, é muito triste ver a política do Brasil como é deploravel e mais uma vez ver quem não tem culpa pagar,por algu ou alguém que não sabe o que é ser servo de Deus. Gostaria que esta pessoa fosse realmente transformada pelo poder do Espirito Santo. Mas Deus é nossa justiça, se realmente ele o (candidato) fez isso ele vai arcar com as consequências de seus atos e que Deus tenha misericordia dele, se ele não o fez Deus o ajudará a vencer e provar que estes comenttarios são falsos. Deus abençoe a Paraíba e à livre de todo esse mal.

André Bronzeado disse...

Quero agradecer pelo comentário de Ket Jeffson, porém lhe digo que não estou ridicularizando pessoas que escrevem errado. Uma coisa é a eficiência na comunicação que, de fato não precisa obedecer as regras da gramática, mas apenas o sujeito emissor enviar mensagem ao receptor e esta lhe ser compreenssível. O que falei é que EU teria vergonha de encaminhar um texto mal produzido, apócrifo e de cunho eleitoreiro para outras pessoas. Isso é uma faculdade minha, é algo pessoal e intransferível. Quanto à alegação de que fiz alusão a uma bendeira política, digo que se eu quisesse fazer seria totalmente lícito, porém não foi essa a minha intenção. O texto é claro ao criticar uma conduta que ao meu ver é lamentável, a saber, a demonização de candidatos com fins eleitoreiros e a propagação de factóides por parte de evangélicos como massa de manobra. Muito obrigado.