sábado, 11 de fevereiro de 2012

Deixa o Sol em ti raiar



É verão! É tempo de curtir o Sol e as belas praias do litoral. Do latim veranum, esta é uma das quatro estações do ano e tem por característica temperaturas elevadas e dias mais longos. É, portanto, a estação na qual se reverencia a radiante luz do Sol e o seu calor. É tempo de alegria, de festa, de férias e de celebração. É tempo de celebrar o dia, a luz e o calor.

Buscando inspiração nessas características, este verão pode se tornar uma excelente oportunidade de olharmos para o nosso interior, para o mais profundo do nosso ser e desejarmos ver a luz raiar nas salas escuras de nossa existência a fim de limparmos os nossos corações de pecados e sentimentos que não agradam a Deus. É que comumente guardamos nas gavetas de nossa alma a falta de perdão, pessimismo, rancor, ódio, angústia e uma infinidade de sentimentos que, além de não agradarem a Deus, só nos fazem mal. Há inúmeras pessoas doentes, depressivas, mortas para a vida, pensando em suicídio, amarguradas e apáticas porque não vêem a luz do Senhor brilhar nos seus corações.

O apóstolo João nos ensina uma grande verdade: “Deus é luz, e não há nele treva nenhuma”. De fato, Deus é luz e a luz é capaz de dissipar as densas trevas, a escuridão que nos aprisiona no pecado. As trevas são a representação do pecado, enquanto que a luz representa a pureza do Senhor. Se andarmos na luz, isto é, sob a influência dos preceitos do Senhor, manteremos comunhão com Deus e seremos purificados do pecado. É que a luz do Senhor também nos faz enxergar os nossos erros, tudo aquilo que precisamos mudar. Estando nas trevas, não conseguimos enxergar nossos erros nem identificar os caminhos maus que se nos apresentam e pelos quais somos tentados a enveredar. Quando nos aproximamos de Deus, que é a verdadeira luz, a nossa real condição se apresenta, salta aos nossos olhos. Aquilo que está oculto na escuridão se revela, torna-se evidente para a nossa vergonha diante do Sol de eterno fulgor.

Andar na luz é praticar a verdade, é entender que obedecer a Deus é sempre o melhor. Andar na luz é viver no Espírito e não satisfazer as obras da carne; é abandonar a injustiça e ter sede de justiça; é odiar a mentira e viver pautado na verdade; é não fazer o mal, mas vencer o mal com o bem; é ter sede da presença de Deus como a corsa que anseia por água no deserto; é amar a Deus sobre todas as coisas; é deleitar-se no Senhor e viver para a glória dele! Andar na luz é desejar ser iluminado pelo Pai para enxergar Sua beleza e para tê-lo como luz que ilumina e nos mostra o caminho a seguir.

Que nesse verão desejemos viver e andar na luz do Senhor. É tempo de abrirmos nossos corações para a Palavra de Deus sabendo que Ele é o Autor da vida e a única esperança de Salvação. O caminho que limpa os nossos corações, nos torna puros e nos concede vida eterna é Jesus Cristo. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida! Que nesse verão oremos como o salmista: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro”. Que Jesus Cristo limpe o seu coração e lhe conceda paz, amor, alegria e uma nova vida para a glória de Deus. 

2 comentários:

ESCOLA DE PREGADORES disse...

André,

Belo texto!

Deus te abençoe sempre.

António Je. Batalha disse...

Estive a ver algumas coisas em seu blog gostei do que li e vi. E desejo deixar um convite, tenho um blog com o nome de Peregrino e Servo. Meu nome é Antonio Batalha sou portugues. Se desejar fazer parte, eu ficaria radiante em que fizesse parte dos meus amigos virtuais, isto é, não quero que se sinta coagido a faze-lo mas apenas se deseja. Se achar que não merece a pena fico-lhe grato na mesma. Decerto irei retribuir seguindo o seu blog também. Um obrigado.