quarta-feira, 4 de maio de 2011

Eu, um missionário.


“Assim como tu me enviaste ao mundo,
também eu os enviei ao mundo” 

-- João 17:18


Fazer missões é uma das questões mais debatidas e ao mesmo tempo menos realizadas na Igreja em nosso tempo. Tal fato se deve em grande medida pela falta de uma correta compreensão teológica e prática sobre a nossa missão como Igreja de Cristo. Missões é um assunto que precisa ser entendido como responsabilidade de toda a Igreja e não de indivíduos isolados.

Erroneamente, a imensa maioria dos crentes acha que missionário é apenas aquele indivíduo chamado por Deus para evangelizar na África, Índia, etc. Aqueles que têm um “dom especial” de abrir mão de uma vida normal, conforto, bens e familiares para sofrerem pela causa do Evangelho em realidades transculturais. Ao passo que pensam dessa maneira, afastam-se da essência da Igreja no que tange à sua missão e enveredam por um total descompromisso com a obra de Deus. Há quem afirme absurdamente: “Ah! Eu não tenho esse dom, então isso fica para os missionários”.

Ocorre que, fazer missões não se resume a enviar pessoas à África! Todo crente foi feito uma testemunha do Senhor e da causa do Evangelho onde quer que esteja (At. 1:8). Deus nos enviou ao mundo! Se Deus nos enviar para a África, lá será nosso campo missionário; se Deus nos enviar para a Índia, ali será o nosso campo missionário; se Deus nos mantém em nossa terra, aqui é o nosso campo missionário!  Afinal, a Igreja é agência missionária e deve ser vista como o povo de Deus ativo no mundo e com a missão de evangelização dos povos. 

O Dr. Sérgio Lyra, escritor do livro Cidades para a Glória de Deus define missões da seguinte forma: Missões é o povo de Deus intencionalmente cruzando barreiras da igreja para a não igreja, da fé para a não fé, proclamando pela Palavra e atos a vinda do Reino de Cristo. Esta tarefa é atingida através da participação da Igreja na missão de Deus de reconciliar as pessoas com Ele, reunindo-as na Igreja através do arrependimento e fé em Cristo, através do trabalho do Espírito Santo[1].

Fazer missões é andar em consonância com a Missio Dei. Sendo assim, cumpre-nos destacar o fato de que precisamos assumir a nossa identidade e a nossa responsabilidade, afinal todo crente é um missionário, uma vez que recebeu de Deus a missão de glorificá-lo e de proclamar o Evangelho a toda a criatura, plantando a semente divina.



André G. Bronzeado.



[1] http://www.cemu.com.br/novoportal/portal.php?pg=estudos&id=29 – Acesso em 04/05/2011 às 15:00h.

5 comentários:

ESCOLA DE PREGADORES disse...

Graça e paz, André.

Parabéns pela reflexão. Gostaria apenas de acrescentar ao tema que estamos vivendo uma crise missiológica. A igreja tem se definido em termos organizacionais, entretanto não como instrumento da missio Dei no mundo. A consequência disso são cristãos vivendo na contradição entre o ser e o viver.

A nossa missão só será realizada quando assumirmos a nossa identidade em Cristo. Assim a missão deixará de ser responsabilidade de alguns, e passará a ser a condição da nossa existência com igreja.

Deus te abençoe sempre.

Rev. Leonardo Félix.

Anônimo disse...

Olá só passei para conhecer seu blog e ja estou seguindo Deus abençoe você e sua familia. Abraços fique na paz do Senhor Jesus
www.blogandodemadrugada.blogspot.com

Salviano Adão disse...

MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

Milena disse...

André, faço das palavras de Leslie as minhas: “O Cristianismo mundial é o resultado da grande expansão missionária dos últimos séculos. Essa expansão, qualquer que seja a nossa atitude para com o Cristianismo, é um dos fatos mais notáveis da história humana. Uma das esquisitices da atualidade é a maneira como o evento é tão constantemente ignorado ou subestimado” Leslie Newbigin. Entendo que a mornidão espiritual e falta de fervor, a ausência de amor tem sido grandes razões para a igreja local deixar de investir e ensinar a verdadeira Obra Missionária. Da mesma maneira que tem acontecido com o mundo moderno, o pragmatismo religioso tem nos colocado na posição de buscar aquilo que de alguma maneira nos traz “vantagens” interesses comuns. A vaidade de muitos de nossos líderes que impedem o avanço da a obra de Deus, se esta de alguma maneira não for promover seu nome ou ministério. Sem mencionar que muitas vezes fazer Missões verdadeiramente requer um compromisso espiritual, emocional e também financeiro que em muitas de nossas igrejas locais é o verdadeiro “calo de Aquiles’. A falta de compromisso da igreja local com a Obra missionária é lastimável. Miss. Milena Rouse

André Bronzeado disse...

Muito obrigado pelos comentários.
Que Deus nos abençoe e nos ajuda a redescobrirmos nossa própria identidade.